sábado, 8 de maio de 2010

RESUMO DOS TRABALHOS DA PRIMEIRA SEMANA DA ASSEMBLÉIA DA CNBB

A primeira semana da 48ª Assembleia Geral da CNBB em Brasília foi intensa. Além das atividades próprias do encontro, os bispos participaram das festividades dos 50 anos de Brasília, com a Missa celebrada na segunda-feira, 3, pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, no local onde aconteceu a primeira Santa Missa na capital federal.
Mas as atividades da assembleia começaram mesmo na terça-feira, 4, logo cedo, com a Missa presidida, também, por Dom Lorenzo, no Santuário Dom Bosco. E no decorrer deste primeiro dia, foram apresentadas aos bispos as comissões de trabalho e a votação dos assuntos a serem tratados no encontro. 


Após muitos anos se encontrando em Itaici, município de Indaiatuba (SP), os bispos viveram uma nova adaptação ao local escolhido este ano, no Centro de Treinamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC) e, por causa dessa nova infraestrutura, a assembleia não teve atividades no período da noite.
Na quarta-feira os bispos se dividiram em grupos e começaram o estudo do texto do tema central da assembleia: “Discípulos e servidores da Palavra de Deus e a missão da Igreja no mundo”. Cada grupo analisou o texto e entregaram suas observações à comissão responsável, presidida pelo Arcebispo de Porto Alegre (RS), Dom Dadeus Grings.
E no terceiro dia da assembleia os bispos refletiram sobre as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e as Diretrizes da Formação Presbiteral. O tema central também voltou ao debate. Até o final da assembleia, na próxima quinta-feira, 13, os bispos devem continuar o estudo sobre a Palavra de Deus.
A formação presbiteral continuou no debate dos bispos na sexta-feira, 7, juntamente com o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) e o ecumenismo.
Diferentemente do que é costume das outras assembleias, os bispos trabalharão normalmente neste sábado, já que o tradicional retiro será o próprio Congresso Eucarístico que começa na próxima quinta-feira, 13. Portanto, neste domingo, os bispos terão o dia livre, e participarão apenas, em um momento do dia, da leitura orante da Palavra de Deus, conduzida pelo Bispo de Pelotas (RS), Dom Jacinto Bergmann.

Fonte: Canção Nova Notícias (site).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE: