quinta-feira, 13 de maio de 2010

NÚNCIO APOSTÓLICO PRESIDE ATO LITÚRGICO NA JORNADA SACERDOTAL DO XVI C.E.N.

BRASÍLIA - DF.

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 13, a Jornada Sacerdotal do XVI Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que será aberto hoje, às 19h, com uma missa na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). A jornada, realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, foi presidida pelo núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri.
“O tempo pascal deve confirmar-nos na esperança e no amor cristão e fortalecer nos sacerdotes a missão de serem servidores da causa do Evangelho para que a Eucaristia seja realmente Pão da Unidade dos missionários e discípulos de Jesus Cristo”, disse o núncio.
Dom Lorenzo convidou os sacerdotes “para que se unam espiritualmente ao Sucessor de Pedro e às suas intenções” e disse que o sacerdote tem o dever de “ensinar a todos os fiéis a participar de tal modo na Liturgia para que, através dela, alcancem espírito de oração e experimentem as exigências da chamada universal à santidade com este ‘mergulho na vida divina’ [o batismo]”.
Enviado especial do papa para o Congresso, o prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Cláudio Hummes, também participou da Jornada, acompanhado do arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz, e do presidente do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais, dom Piero Marini, do Bispo de Ars (França).
Segundo a assessoria de comunicação do CEN, cerca de mil padres participaram da Jornada. Dom João explica a razão da Jornada no dia em que começa o Congresso Eucarístico. “Os sacerdotes estão ligados a este mistério [da Eucaristia]. São eles que fazem este mistério, celebrando a Eucaristia e servindo o povo com este alimento forte que é a Eucaristia”.O CEN prossegue até domingo, 16, com um simpósio teológico e outro de bioética, além de várias outras atividades. Na sexta-feira, 14, os bispos celebram nas paróquias da capital federal. A organização do evento espera a participação de 300 mil pessoas.

Fonte: CNBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE: