quinta-feira, 13 de maio de 2010

CNBB SE PRONUNCIA SOBRE ABUSOS SEXUAIS NA IGREJA

BRASÍLIA - DF.
O presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, divulgou nesta quinta-feira, 13, um pronunciamento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil sobre os abusos sexuais na Igreja. A declaração foi lida na coletiva de imprensa após o encerramento da 48ª Assembleia dos bispos, em Brasília (DF).
Na nota, os bispos expressam "seu compromisso e empenho na investigação rápida e eficaz dos casos de abuso sexual na Igreja", tomando as medidas canônicas e civis cabíveis.

.: Leia pronunciamento na íntegra
- Parte I
- Parte II

:: Veja outras fotos no Flickr

Segundo o pronunciamento, o tratamento do delito deve "considerar três atitudes – para o pecado: a conversão, a misericórdia e o perdão; para o delito: a aplicação das penalidades (eclesiástica e civil); para a patologia: o tratamento".
De acordo com Dom Geraldo, o perdão não significa a aceitação do delito ou defender a impunidade. "Perdão é uma coisa, se refere ao pecado, mas quanto ao delito, ao crime, tem a aplicação das penalidades".
No texto, a CNBB reconhece o "mal irreparável" causado às vítimas e suas famílias, dirigindo a estas seu "pedido de perdão", suas orações e a promessa de "envidar esforços para ajudá-las na superação de tão grande mal e seus traumas subsequentes e oferecer-lhes apoio psicológico e espiritual".
Na coletiva, o presidente da CNBB recordou os vários assuntos tratados durante os dez dias da assembleia, entre eles as CEBs, o PNDH-3, o momento político, a Campanha Ficha Limpa, o Acordo Brasil e Santa Sé, o trabalho escravo e a reforma agrária.

Fonte: Canção Nova Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE: