sexta-feira, 14 de maio de 2010

NA MISSA DE ABERTURA DO CONGRESSO EUCARÍSTICO, CARDEAL DESTACA A FÉ DO POVO BRASILEIRO

BRASÍLIA - DF.

O enviado especial do papa Bento XVI para o Congresso Eucarístico, cardeal dom Cláudio Hummes, destacou a fé do povo brasileiro e conclamou os católicos a participarem da missa e da eucaristia. O cardeal presidiu a missa de abertura do evento, ontem à noite, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Cerca de 50 mil pessoas participaram da missa.

“O bem maior que os colonizadores trouxeram [ao Brasil] foi a fé católica que se encarnou na cultura. Com o Congresso Eucarístico Nacional Brasília se transforma em altar junto ao qual o povo brasileiro se reúne e celebra a fé. Cristo resplende e ilumina o Brasil e o mundo”, disse o cardeal.

Dom Cláudio disse que a participação na eucaristia leva o cristão a encontrar-se com Cristo. “A partir do encontro [com Cristo na Eucaristia] estamos prontos para seguir Jesus mesmo que seja para a cruz. Como deixar de ir a missa e deixar de comungar?”, indagou. O cardeal exortou os católicos a fazerem do domingo “o Dia do Senhor” e transmitiu a recomendação do papa, que o enviou para o Congresso. “Disse-me o papa: é nosso desejo que os pastores estimulem o povo a participar da eucaristia e da confissão”.

Os milhares de fiéis que participaram da celebração aplaudiram dom Cláudio se referiu aos padres. “A Igreja os admira, os ama e reconhece seu trabalho”, disse. O cardeal exortou os padres a terem uma adesão “fiel e indefectível” a Jesus Cristo.

O cardeal relacionou, ainda, a eucaristia com o compromisso com os pobres. “O encontro com Cristo deve nos levar necessariamente ao encontro com o irmão. Quando nos sentamos à mesa de Deus nos comprometemos a combater a pobreza, a miséria e a fome. Depois que comungamos, não podemos não nos empenhar em favor dos pobres”.

Selo comemorativo

Antes da missa, com a presença do presidente da República em exercísio, José Alencar, e do presidente dos Correios, Carlos Custódio, foi lançado o Selo comemorativo ao Congresso Eucarístico. O cardeal Hummes e o arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz apresentaram ao público o Selo sob os aplausos da multidão.


Uma mensagem do papa para o Congresso foi exibida nos telões espalhados pela Esplanada dos Ministérios. “É justamente no Santíssimo Sacramento do Altar que Jesus mostra sua vontade de estar conosco. Só Jesus pode transformar o coração dos homens”, disse o papa, que convidou os padres a uma “espiritualidade eucarística”.

O Congresso eucarístico segue até domingo, 16, com um simpósio de Bioética e outro de teologia, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. No Pavilhão de Exposição, no Parque da Cidade, acontecem inúmeras outras atividades. A arquidiocese de Brasília acredita que 300 mil pessoas participaram do Congresso.

Mais notícias do Congresso no site: http://www.cen2010.org.br/

Fonte: CNBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE: