domingo, 16 de maio de 2010

EVANGELHO DOMINICAL - (lUCAS 24,46-53) - DOMINGO, 16/05/2010


- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nós!
- Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
46“Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.
48Vós sereis testemunhas de tudo isso. 49Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto”.
50Então Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. 51Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. 52Eles o adoraram.
Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria. 53E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor!

* * *   * * *   * * *   * * *   * * *   * * *

REFLETINDO A PALAVRA

Jesus orienta os discípulos para a missão

O Evangelho de Lucas e o Livro de Atos dos Apóstolos formavam, possivelmente, uma única obra. Posteriormente as narrativas sobre a vida e o ministério de Jesus foram separadas, formando, com Marcos, Mateus e João o conjunto dos Evangelhos. A parte sobre as narrativas das primeiras missões formaram o Livro de Atos. Estes dois textos, que apresentam semelhanças e divergências entre si, estão presentes nas leituras de hoje: o início de Atos, na primeira leitura, e a conclusão do Evangelho de Lucas. Na conclusão do Evangelho, após a memória da paixão e ressurreição, redigida em forma de querigma paulino, Jesus orienta os discípulos para a missão: o anúncio da conversão à justiça para o perdão dos pecados. Este é o mesmo anúncio de João Batista. Enquanto nos Evangelhos de Marcos, Mateus e João, Jesus e os discípulos retornam para a Galileia, Lucas, no seu Evangelho, narra como se tivessem permanecido em Jerusalém: "voltaram para Jerusalém [.] e estavam sempre no Templo [.]". Esta interpretação corresponde à teologia de Lucas, que apresenta o movimento de Jesus como a continuidade das doze tribos de Israel, e sua missão partindo de Jerusalém, capital do Judaísmo de seu tempo. Neste mesmo sentido, enquanto no Evangelho de João Jesus comunica o Espírito Santo soprando sobre os discípulos no dia da ressurreição, Lucas, em Atos, apresenta a vinda do Espírito cinquenta dias depois da ressurreição com uma teofania na festa judaica de Pentecostes. Assim, também, a ascensão é apresentada como ocorrendo nas vizinhanças de Jerusalém, quarenta dias após a ressurreição. A narrativa da ascensão, exclusiva de Lucas, inspira-se na subida do profeta Elias. Após a ascensão, os discípulos devem voltar às suas atividades, pois o Espírito Santo lhes será dado para assumir a missão que lhes foi confiada por Jesus.


Autor: José Raimundo Oliva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE: