terça-feira, 8 de janeiro de 2013

CANDIDATOS AO DIACONATO PERMANENTE RECEBEM MINISTÉRIOS

Barra Mansa - RJ
No próximo dia 03 de fevereiro os candidatos ao diaconato permanente pela Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda, os senhores José Wellington Magalhães de Castro (foto) e Ronaldo irão receber os ministérios do leitorato e acolitato. A celebração em que eles recebem os ministérios acontecerá na Igreja Matriz de Santa Cruz no bairro Vila Nova em Barra Mansa e será presidida pelo bispo diocesano Dom Francisco Biasin. A expectativa é que centenas de pessoas vindas das diversas paróquias e comunidades da diocese participem da celebração.

Os ministérios:
O LEITORATO é um ministério de serviço concedido pelo bispo diocesano, e desenvolvido por um membro (leigos ou não) da comunidade de fiéis, devidamente apto e escolhido para uma participação mais atuante nas celebrações litúrgicas através da leitura bíblica. O leitor deve estar consciente da importância do serviço, uma vez que é através dele que a assembleia vai receber a Palavra com a qual Deus fala aos seus fiéis.
Segundo instruções do Missal Romano em seu parágrafo 98, O Ministério Sagrado do ACOLITATO é instituído aquele  que irá prestar o serviço do altar, para ajudar o sacerdote e o diácono. Compete-lhe, como função principal, preparar o altar e os vasos sagrados e, se for necessário, distribuir aos fiéis a Eucaristia, de que é ministro extraordinário. No ministério do altar, o acólito tem funções próprias (cf. nn. 187-193), que ele mesmo deve exercer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE: