terça-feira, 26 de julho de 2011

FIÉIS CELEBRAM DIA DA PADROEIRA DIOCESANA

Barra do Piraí - RJ
Centenas de pessoas são aguardadas nesta terça-feira, dia 26 para as comemorações em honra a Sant'Ana, padroeira da cidade de Barra do Piraí (RJ) e da diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda. Uma extensa programação religiosa vem sendo cumprida desde o último dia 17 na catedral, contando com a participação de fiéis e devotos das diversas cidades da diocese. Neste dia 26, dia dedicado a santa estão previstas quatro Missas, às 8, às 10, às 12 e às 16 horas, sendo a última seguida de procissão pelas ruas do bairro Sant'Ana. O administrador diocesano Dom João Maria Messi, OSM, preside a solene Missa das 10 horas da manhã que será também concelebrada por todos os padres da diocese.

Curiosidades:
SANT'ANA (ou Santa Ana) E SÃO JOAQUIM - Os santos lembrados neste dia pela Igreja são os pais da Virgem Maria, portanto avós de Jesus.
Em hebraico, Ana exprime "graça" e Joaquim equivale a "Javé prepara ou fortalece". Alguns escritos apócrifos narram a respeito da vida destes que foram os primeiros educadores da Virgem Santíssima. Também os Santos Padres e a Tradição testemunham que São Joaquim e Sant'Ana correspondem aos pais de Nossa Senhora. Sant'Ana teria nascido em Belém. São Joaquim na Galileia. Ambos eram estéreis. Mas, apesar de enfrentarem esta dificuldade, viviam uma vida de fé e de temor a Deus.O Senhor então os abençoou com o nascimento da Virgem Maria e, também segundo uma antiga tradição, São Joaquim e Sant'Ana já eram de idade avançada quando receberam esta graça.A menina Maria foi levada mais tarde pelos pais Joaquim e Ana para o Templo, onde foi educada, ficando aí até ao tempo do noivado com São José. A data do nascimento e morte de ambos não possuímos, mas sabemos que vivem no coração da Igreja e nesta são cultuados desde o século VI.

FESTA DE SANT'ANA - Em 2011 a festa de Sant'Ana em Barra do Piraí (RJ) completa 130 anos.
CATEDRAL DE SANT'ANA - A Catedral de Santana foi construída em 1881 pelo fundador do município , o 3º Barão do Rio Bonito, José Pereira do Faro. A pedra fundamental foi lançada na presença do Imperador D. Pedro II do Brasil, quando visitou a Freguesia da atual Barra do Piraí, na época Vila Sant'Ana, a convite do próprio Barão.O Barão realizou seguidas viagens ao Rio de Janeiro, selecionando arquitetos, pintores e pedreiros estrangeiros para abrigá-los em suas propriedades em Barra do Piraí, sob a condição de trabalharem na construção da Catedral de Sant'Ana.
Seu lado externo é pintado de branco e a fachada frontal contém janelas e porta em formato de arco, com relógio circular localizado no frontão. Torre sineira em forma pontiaguda e desenhos em alto relevo na parede. O piso de tábua corrida e os bancos em formato de cadeiras presas umas às outras são originais.
Toda a igreja é pintada a mão por importantes artistas do Império. Até a metade da parede, pinturas que lembram cortinas, na parte de cima, pinturas sacras, no teto, reprodução da imagem da Imaculada Conceição.
A Catedral guarda ainda na sacristia um quadro a óleo de Victor Meirelles, retratando o 3º Barão do Rio Bonito, de propriedade da Mitra Diocesana. Possui dois lustres de cristal em forma de pingente. O altar-mor, todo folheado a ouro, com desenhos em alto relevo e boa luminosidade, apresenta a imagem antiga de Senhora de Santana, além de outras pequenas imagens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE: