terça-feira, 26 de julho de 2011

DOM FRANCISCO BIASIN SE DESPEDE DA DIOCESE DE PESQUEIRA (PE)

Pesqueira - PE

Fiéis das paróquias da Diocese de Pesqueira participaram, no último domingo, dia 24, da cerimônia de despedida do bispo Dom Francisco Biasin, que vai assumir a Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda (RJ), no próximo mês. A missa solene, concelebrada na Catedral de Santa Águeda, contou com a participação dos padres da diocese, religiosas, autoridades de vários municípios e de um representante da Diocese de Afogados da Ingazeira.

Durante a cerimônia, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, condecorou Dom Francisco com a Medalha do Mérito dos Guararapes, a maior comenda do Estado. Na ocasião, o governador quis referendar as ações desenvolvidas por Dom Francisco no sentido de aproximar a sociedade civil do poder público. O bispo, segundo Eduardo Campos, ajudou muito as comunidades rurais e a todo o povo que luta por justiça nesta região. “Teve nele um líder religioso com muita qualidade e com muitas virtudes.”, destacou.
Dom Francisco Biasin chegou em Pesqueira, em 2003, para comandar a igreja local, formada por 13 municípios. Entre outras ações, o bispo articulou a criação do Consórcio Dom Severino Mariano de Aguiar (Condomar), que visa à efetivação de ações que possibilitem a diminuição das diferenças sociais e o estabelecimento de uma economia sustentável na região. 
A prefeita de Pesqueira Cleide Oliveira, em nome de todos os gestores municipais da região, disse que o bispo “se tornou um irmão” do povo pernambucano. E que sempre trabalhou no sentido de manter “um diálogo fecundo” para proporcionar e articular ações de segurança alimentar e social. A prefeita lembrou ainda que o contato direto que Dom Francisco tem com Dom Mauro Morelli possibilitou ações para o desenvolvimento da região. “A saída de Dom Biasin é motivo de tristeza. É uma pessoa que amou a todos e foi amado. Não sei quem mais amou: se foi o povo ou se foi o pastor Biasin. Acho que deu empate”, disse emocionada. Representando as pastorais e movimentos eclesiais, a secretária de pastoral, Geilza Pinheiro, fez uma mensagem de agradecimento, destacando a atuação direta de Dom Francisco para a organização da pastoral orgânica, o apoio às iniciativas dos organismos sociais e a dedicação ao anúncio e vivência da Palavra de Deus – a partir de projetos pastorais como as Santas Missões Populares, os círculos bíblicos e a estilo catecumenal de preparação para os sacramentos da iniciação cristã. Geilza citou ainda, como instrumento a serviço da ação pastoral e evangelizadora da Igreja Diocesana, o jornal COMVIVER, lançado este ano por Dom Francisco.
Antes da bênção, Dom Francisco dedicou uma homenagem especial aos vocacionados, seminaristas e religiosas: “Eles têm um chamado de Deus e são determinados na força da fé”, afirmou. Após o discurso do representante do Clero, Pe. Marconni Barbosa, dois representantes de etnias indígenas da região entregaram um cálice de presente em nome da Igreja diocesana . Finalizando, Dom Francisco, visivelmente emocionado, lembrou que foi sagrado bispo em Pesqueira onde conviveu com amor fraterno com os fiéis e “o primeiro amor a gente nunca esquece”. Ao final, todos se irmanaram com o abraço da paz e a multidão aproximou-se do pastor que cumprimentou pessoalmente a cada um. No dia 28 de agosto próximo, Dom Francisco toma posse como bispo da diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda

Fonte: Diocese de Pesqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE: