sábado, 3 de abril de 2010

VIGÍLIA PASCAL - EVANGELHO DO DIA - Lucas 24,1-12 (SÁBADO, 03/04/2010)


- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nós!
- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor!

1No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres foram ao túmulo de Jesus, levando os perfumes que haviam preparado. 2Elas encontraram a pedra do túmulo removida. 3Mas, ao entrar, não encontraram o corpo do Senhor Jesus 4e ficaram sem saber o que estava acontecendo. Nisso, dois homens com roupas brilhantes pararam perto delas.
5Tomadas de medo, elas olhavam para o chão, mas os dois homens disseram: “Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo? 6Ele não está aqui. Ressuscitou! Lembrai-vos do que ele vos falou, quando ainda estava na Galileia: 7‘O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores, ser crucificado e ressuscitar ao terceiro dia’”.
8Então as mulheres se lembraram das palavras de Jesus. 9Voltaram do túmulo e anunciaram tudo isso aos Onze e a todos os outros. 10Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago. Também as outras mulheres que estavam com elas contaram essas coisas aos apóstolos. 11Mas eles acharam que tudo isso era desvario, e não acreditaram.
12Pedro, no entanto, levantou-se e correu ao túmulo. Olhou para dentro e viu apenas os lençóis. Então voltou para casa, admirado com o que havia acontecido.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor!

___________________________________________________

REFLETINDO A PALAVRA DO EVANGELHO

"Não vamos procurar entre os mortos aquele que está vivo".

Lucas reúne a tradição da ida das mulheres ao túmulo (Evangelho de Marcos) com a tradição da ida de Pedro (Evangelho de João). Esta narrativa da ressurreição está centrada no tema sofrimento, morte e ressurreição. É o chamado "querigma", anúncio fundamental nas cartas de Paulo. A advertência dos anjos é essencial: não vamos procurar entre os mortos aquele que está vivo. Jesus não está no passado, nas tradições humanas, nas devoções convencionais. Ele está vivo nas comunidades, hoje, entre os pobres bem-aventurados.

Autor: José Raimundo Oliva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE: