sexta-feira, 20 de junho de 2014

FIÉIS CELEBRAM CORPUS CHRISTI EM BARRA MANSA


Barra Mansa - RJ
O dia de Corpus Christi foi celebrado com muita fé, devoção e alegria na última quinta-feira, 19, entre os fiéis católicos das 11 comunidades eclesiais que compõem a Paróquia Santa Cruz, com sede no bairro Vila Nova em Barra Mansa.

Segundo estimativa da equipe que preparou a celebração, cerca de 1.500 fiéis participaram da Missa Solene em honra dos Santíssimos Corpo e Sangue de Cristo, que pela segunda vez foi celebrada nas dependências do ginásio poliesportivo do bairro Vista Alegre, localizado ao lado da igreja São José.

Desde os primeiras horas da manhã, dezenas de crianças, jovens e adultos trabalharam na preparação do ginásio e na ornamentação das ruas por onde mais tarde passaria a solene procissão. De acordo com Jeismara Carneiro, coordenadora de um dos grupos de jovens que trabalhou na preparação do evento, a participação destes tem grande importância. "A juventude precisa estar inserida na comunidade, ela é o futuro da Igreja e por isso precisa do incentivo no caminho da fé", destacou Jeismara.

Para este ano, três foram as novidades pensadas para a celebração paroquial. A primeira delas foi um tríduo preparatório. Durante os três dias que antecederam a festa de Corpus Christi, foram celebradas Missas em comunidades centrais dos três setores da paróquia, convidando os fiéis a refletirem sobre o mistério eucarístico. A segunda novidade foi a procissão solene que ligou os bairros Vista Alegre e Vila Nova, após a Missa Solene da festa. Já a terceira novidade foi um carroandor, projetado e construído especialmente para a ocasião. "A Igreja sugere que celebremos este dia com simplicidade aliada a nobreza, por isso, neste ano, devido ao longo percurso da procissão e para dar a devida dignidade  a Jesus, o Santíssimo será conduzido num carro cuidadosamente ornamentado a frente dos fiéis", salientou o vigário paroquial, padre Carlos Henrique Ferreira da Rocha.

Durante a homilia da Missa Solene proferida pelo pároco, padre José Luiz Reis Luiz, o sacerdote destacou o sentido da festa de Corpus Christi e enfatizou que a participação dos cristãos na Mesa da Eucaristia exige comunhão verdadeira com Cristo, mas também com os irmãos, sobretudo os mais necessitados.

Após a distribuição da santa comunhão, em um longo cortejo, os fiéis seguiram em procissão até a igreja Matriz Santa Cruz onde foi concedida a solene bênção do Santíssimo Sacramento.














Fotos: Devanil Lacerda de Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE: