quinta-feira, 14 de março de 2013

IGREJA TEM AGORA SEU NOVO PAPA

Cidade do Vaticano
O primeiro Papa sul-americano é o jesuíta argentino Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, arcebispo de Buenos Aires. É uma figura de destaque no continente inteiro e um pastor simples e muito amado na sua diocese, que conheceu de lés a lés, viajando também de metro e de autocarro, durante os quinze anos do seu ministério episcopal.

"O meu povo é pobre e eu sou um deles", disse várias vezes para explicar a escolha de morar num apartamento e de preparar o jantar sozinho. Aos seus sacerdotes sempre recomendou misericórdia, coragem apostólica e portas abertas a todos. A pior coisa que pode acontecer na Igreja, explicou em algumas circunstâncias, "é aquilo ao que de Lubac chama mundanidade espiritual", que significa "pôr-se a si mesmo no centro". E quando citava a justiça social, convidava em primeiro lugar a retomar nas mãos o catecismo, a redescobrir os dez mandamentos e as bem-aventuranças. O seu programa é simples: se seguirmos Cristo, compreenderemos que "espezinhar a dignidade de uma pessoa é pecado grave".

Não obstante a índole reservada – a sua biografia oficial é de poucas linhas, pelo menos até à nomeação como arcebispo de Buenos Aires – tornou-se um ponto de referência devido às suas tomadas de posição fortes durante a dramática crise econômica que abalou o país em 2001.

Nasceu na capital argentina no dia 17 de Dezembro de 1936, filho de emigrantes piemonteses: o seu pai Mário trabalhava como contabilista no caminho de ferro; e a sua mãe Regina Sivori ocupava-se da casa e da educação dos cinco filhos.

Diplomou-se como técnico químico, e depois escolheu o caminho do sacerdócio, entrando no seminário diocesano de Villa Devoto. A 11 de Março de 1958 entrou no noviciado da Companhia de Jesus. Completou os estudos humanísticos no Chile e, tendo voltado para a Argentina, em 1963 obteve a licenciatura em filosofia no colégio de São José em San Miguel. De 1964 a 1965 foi professor de literatura e psicologia no colégio da Imaculada de Santa Fé e em 1966 ensinou estas mesmas matérias no colégio do Salvador, em Buenos Aires. De 1967 a 1970 estudou teologia, licenciando-se ainda no colégio de São José.

A 13 de Dezembro de 1969 foi ordenado sacerdote pelo arcebispo D. Ramón José Castellano. De 1970 a 1971 deu continuidade à sua preparação em Alcalá de Henares, na Espanha, e a 22 de Abril de 1973 emitiu a profissão perpétua nos jesuítas. Regressou à Argentina, onde foi mestre de noviços na Villa Barilari em San Miguel, professor na faculdade de teologia, consultor da província da Companhia de Jesus e também reitor do colégio.

No dia 31 de Julho de 1973 foi eleito provincial dos jesuítas da Argentina, cargo que desempenhou durante seis anos. Depois, retomou o trabalho no campo universitário e, de 1980 a 1986, foi novamente reitor do colégio de São José, e inclusive pároco em San Miguel. No mês de Março de 1986 partiu para a Alemanha, onde concluiu a tese de doutoramento; em seguida, os superiores enviaram-no para o colégio do Salvador em Buenos Aires e sucessivamente para a igreja da Companhia, na cidade de Córdova, onde foi diretor espiritual e confessor.

O cardeal Antonio Quarracino convidou-a ser o seu estreito colaborador em Buenos Aires. Assim, a 20 de Maio de 1992 João Paulo II nomeou-o bispo titular de Auca e auxiliar de Buenos Aires. No dia 27 de Junho recebeu na catedral a ordenação episcopal precisamente do cardeal. Como lema, escolheu Miserando atque eligendo e no seu brasão inseriu o cristograma ihs, símbolo da Companhia de Jesus.

Concedeu a sua primeira entrevista como bispo a um pequeno jornal paroquial, 'Estrellita de Belém'. Tendo sido imediatamente nomeado vigário episcopal da região Flores, a 21 de Dezembro de 1993 foi-lhe confiada inclusive a tarefa de vigário-geral da arquidiocese. Portanto, não constituiu uma surpresa quando, a 3 de Junho de 1997, foi promovido arcebispo coadjutor de Buenos Aires. Nem sequer nove meses depois, com o falecimento do cardeal Quarracino, sucedeu-lhe a 28 de Fevereiro de 1998 como arcebispo, primaz da Argentina e ordinário para os fiéis de rito oriental residentes no país e desprovidos de ordinário do próprio rito.

Três anos mais tarde, no Consistório de 21 de Fevereiro de 2001, João Paulo II criou-o cardeal, atribuindo-lhe o título de São Roberto Bellarmino. Convidou os fiéis a não virem a Roma para festejar a púrpura, mas a destinar aos pobres o dinheiro da viagem. Grão-chanceler da Universidade católica argentina, é autor dos livros 'Meditaciones para religiosos' (1982), 'Reflexiones sobre la vida apostólica' (1986) e 'Reflexiones de esperanza' (1992).

Em Outubro de 2001 foi nomeado relator-geral adjunto da décima assembleia geral ordinária do Sínodo dos bispos, dedicada ao ministério episcopal. Uma tarefa que lhe foi confiada no último momento, em substituição do cardeal Edward Michael Egan, arcebispo de Nova Iorque, obrigado a permanecer na pátria por causa dos ataques terroristas de 11 de Setembro. No Sínodo, sublinhou de modo particular a "missão profética do bispo", o seu "ser profeta de justiça", o seu dever de "pregar incessantemente" a doutrina social da Igreja, mas também de "expressar um juízo autêntico em matéria de fé e de moral".

Entretanto, na América Latina a sua figura tornava-se cada vez mais popular. Não obstante isto, não perdeu a sobriedade da índole, nem o estilo de vida rigoroso, que chegou a ser definido quase "ascético". Com este espírito, em 2002 recusou a nomeação a presidente da Conferência Episcopal Argentina, mas três anos mais tarde foi eleito para tal cargo e depois confirmado por mais um triênio em 2008. Entretanto, em Abril de 2005, participou no conclave durante o qual tinha sido eleito Bento XVI.

Como arcebispo de Buenos Aires – diocese com mais de três milhões de habitantes – pensou num projeto missionário centrado na comunhão e na evangelização, com quatro finalidades principais: comunidades abertas e fraternas; protagonismo de um laicado consciente; evangelização destinada a cada habitante da cidade; assistência aos pobres e aos enfermos. Queria reevangelizar Buenos Aires, "tendo em consideração os seus habitantes, o modo como ela é e a sua história". Convidou sacerdotes e leigos a trabalharem juntos. Em Setembro de 2009 lançou a campanha de solidariedade a nível nacional, em vista do bicentenário da independência do país: duzentas obras de caridade a realizar até 2016. E, em chave continental, alimenta fortes esperanças, no sulco da mensagem da Conferência de Aparecida, de 2007, chegando a defini-la "a Evangelii nuntiandi da América Latina".

Até ao início da sede vacante foi membro das Congregações para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, para o Clero, para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; do Pontifício Conselho para a Família e da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Fonte a.12.com

quarta-feira, 13 de março de 2013


C  O  N  V  I  T  E

Abrindo as festividades de São José, nosso padroeiro, e em Ação de Graças pela eleição de nosso novo Papa, participe hoje (13/03), às 19h30 da Santa Missa em nossa humilde igreja no bairro Vista Alegre.


Comunidade Eclesial São José
Rua Padre Luiz Santa Maria Diez, s/n - Vista Alegre
CEP 27320-070 - Barra Mansa - RJ - Tel.: (24) 3322-5355

VEJA AGENDA DE HOJE:
Dia 13 - Quarta-feira
17h00 - Adoração ao Santíssimo Sacramento
19h30 - Santa Missa - Padres Carlos Alberto Júnior e Sérgio Brandão Criado

Siga-nos através das redes sociais:

segunda-feira, 11 de março de 2013

COMUNIDADE SE PREPARA PARA A VII GRANDE CARREATA DE SÃO JOSÉ




Barra Mansa - RJ
Acontece no próximo sábado, dia 16, a VII GRANDE CARREATA DE SÃO JOSÉ pelas ruas de Barra Mansa (RJ). O evento que é uma promoção da comissão de festa da Comunidade Eclesial São José do bairro Vista Alegre, tem como objetivo, além de divulgar a festa do padroeiro que acontece entre os dias 13 e 19 de março, manifestar publicamente a devoção popular ao justo esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus.

A concentração e saída da carreata está prevista para às 15h00 do largo da igreja e após a carreata será concedida a bênção aos condutores e seus veículos no interior da igreja. No mesmo dia às 19h00 será celebrada a Santa Missa presidida por sua S.Exª. Revmª. Dom João Maria Messi, OSM, bispo emérito da Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda.

Maiores informações:
Tel.: (24) 3322-5355 (Segundas, terças, quintas, sextas e sábados de 07h às 12h e as quartas-feiras de 12h às 18h.) ou pelo e-mail, facebook, twitter e grupo (facebook).

(O solene "dia de São José" é celebrado pela Igreja em 19 de março)

sábado, 9 de março de 2013

DOMINGO, 10 DE MARÇO DE 2013 - 4º DOMINGO DA QUARESMA

Evangelho (Lucas 15,1-3.11-32)

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar.2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus: “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”. 
Então Jesus contou-lhes esta parábola:
“Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. 
Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada. Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. 
Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. O rapaz queria matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam. 
Então caiu em si e disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome. Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra Deus e contra ti; já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’.
Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e cobriu-o de beijos. 
O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’.
Mas o pai disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés. Trazei um novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado’. E começaram a festa. 
O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. 
O criado respondeu: ‘É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde’. 
Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. Ele, porém, respondeu ao pai: ‘Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado’. 
Então o pai lhe disse: ‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado’. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.


AGENDA DOS PRÓXIMOS DIAS
COMUNIDADES ECLESIAIS DO SETOR VISTA ALEGRE


Dia 09 - Sábado
19h00 - Santa Missa (Igreja São José)

Dia 10 - Domingo
08h00 - Entrevista sobre a Festa de São José na Rádio Sintonia do Vale (99,3 FM)
08h30 - Santa Missa (Igreja Nossa Senhora Aparecida)
08h30 - Santa Missa (Igreja Santa Luzia)
08h30 - Celebração da Palavra de Deus (Lar dos Velhinhos São José - Vila Vicentina)
19h00 - Santa Missa (Igreja São José)
19h00 - Celebração da Palavra de Deus (Igreja Santa Luzia)

Dia 13 - Quarta-feira - Abertura das Festividades em honra a São José
15h00 - Atendimento de Confissões Individuais (Igreja São José)
17h00 - Adoração ao Santíssimo Sacramento (Igreja São José)
19h30 - Santa Missa - Padres Carlos Alberto Júnior e Sérgio Brandão Criado (Igreja São José)

sexta-feira, 8 de março de 2013

CONCLAVE PARA A ELEIÇÃO DO NOVO PAPA COMEÇA NO DI 12 DE MARÇO

Cidade do Vaticano
O Conclave para a eleição do novo Papa vai começar esta terça-feira, anunciou hoje a Santa Sé.

A decisão foi tomada após votação realizada na oitava congregação (reunião) geral realizada esta tarde no Vaticano, com a presença de mais de 150 cardeais, entre os quais os 115 que têm direito a eleger o sucessor de Bento XVI.

O início do Conclave poderia ser estabelecido desde que se verificasse a presença de todos os cardeais eleitores, condição que estava cumprida dado que o Colégio Cardinalício aceitou esta manhã os motivos apresentados pelos restantes dois prelados que têm direito a voto para não estarem no Vaticano.

Na conferência de imprensa realizada hoje o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, revelou que a hora da missa que antecede o Conclave vai ser comunicada noutro dia.

Especialistas em eletrotecnia, construção civil, hidráulica, mecânica, carpintaria e museologia continuam a realizar obras na Capela Sistina, onde vai ser eleito o Papa, entre as quais a elevação do pavimento e a introdução das duas salamandras, de 1938 e 2005, além da instalação da respetiva chaminé.

Numa das salamandras vão ser queimados os sufrágios e anotações referentes às votações, enquanto que na outra, com dispositivos eletrónicos, será criado o fumo preto ou branco que indica, respetivamente, se a eleição prossegue ou se o novo Papa foi escolhido.

O padre Federico Lombardi adiantou que não foram sorteados os quartos onde os eleitores vão ficar alojados, na Casa de Santa Marta, dentro do Vaticano.

O responsável sublinhou que todos os cardeais devem abster-se de receber ou transmitir informações para os media durante o Conclave.

Em 1059 foi decidido que a eleição do Papa cabe exclusivamente aos membros do Colégio Cardinalício.

Desde 1971 que a escolha é um direito limitado aos cardeais com menos de 80 anos à data do início da Sede Vacante, período entre a morte ou renúncia do Papa e a escolha do sucessor.

O Conclave conta com cardeais de 48 países, maioritariamente europeus, incluindo dois portugueses: D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa, e D. Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor da Santa Sé.

Ainda que qualquer homem batizado, solteiro e em comunhão com a Igreja Católica possa ser eleito Papa, há mais de 600 anos que o escolhido é um cardeal.

A eleição do Papa é regulada pela Constituição Apostólica ‘Universi Dominici Gregis’, de João Paulo II (1996), com modificações introduzidas por Bento XVI em 2007 e a 22 de fevereiro deste ano.

O sucessor de Bento XVI, que renunciou ao pontificado, será o 50.º Papa da Igreja Católica nos últimos 500 anos, desde a eleição de Leão X a 19 de março de 1513.

O Anuário Pontifício, do Vaticano, refere 265 pontificados desde São Pedro, considerado o primeiro Papa, e 263 nomes, dado que Bento IX (século XI) desempenhou esta missão em três ocasiões.

Neste Conclave vão ser precisos 77 votos para eleger o Papa, correspondendo a 2/3 dos sufrágios dos 115 cardeais eleitores.

O Conclave, palavra com origem no latim 'cum clavis' (fechado à chave), pode ser definido como o lugar onde os cardeais se reúnem em clausura para eleição do Papa.

OC/RJM

sexta-feira, 1 de março de 2013

CALENDÁRIO DE MARÇO DE 2013
* MÊS DE SÃO JOSÉ *
COMUNIDADES ECLESIAIS DO SETOR VISTA ALEGRE
PARÓQUIA SANTA CRUZ - BARRA MANSA - RJ

Dia 1º - Sexta-feira
07h00 - Santa Missa do Sagrado Coração de Jesus (Igreja São José)

Dia 02 - Sábado
19h00 - Encontro do Grupo de Casais Católicos "Vida em Cristo" (Igreja São José, sala superior-externa)
19h00 - Celebração da Palavra de Deus (Igreja São José)

Dia 03 - Domingo
08h30 - Celebração da Palavra de Deus (Igreja Nossa Senhora Aparecida)
08h30 - Celebração da Palavra de Deus (Igreja Santa Luzia)
08h30 - Celebração da Palavra de Deus (Lar dos Velhinhos São José - Vila Vicentina)
19h00 - Celebração da Palavra de Deus (Igreja São José)
19h00 - Santa Missa (Igreja Santa Luzia)

Dia 06 - Quarta-feira
15h00 - Atendimento de Confissões Individuais (Igreja São José)
19h30 - Via Sacra nas ruas (Excepcionalmente não haverá a Santa Missa)

Dia 07 - Quinta-feira
19h30 - Via Sacra nas ruas (Excepcionalmente não haverá o Terço dos Homens)

Dia 09 - Sábado
19h00 - Santa Missa (Igreja São José)

Dia 10 - Domingo
08h00 - Entrevista sobre a Festa de São José na Rádio Sintonia do Vale (99,3 FM)
08h30 - Santa Missa (Igreja Nossa Senhora Aparecida)
08h30 - Santa Missa (Igreja Santa Luzia)
08h30 - Celebração da Palavra de Deus (Lar dos Velhinhos São José - Vila Vicentina)
19h00 - Santa Missa (Igreja São José)
19h00 - Celebração da Palavra de Deus (Igreja Santa Luzia)

Dia 13 - Quarta-feira - Abertura das Festividades em honra a São José
15h00 - Atendimento de Confissões Individuais (Igreja São José)
17h00 - Adoração ao Santíssimo Sacramento (Igreja São José)
19h30 - Santa Missa - Padres Carlos Alberto Júnior e Sérgio Brandão Criado (Igreja São José)

Dia 14 - Quinta-feira
19h00 - Terço de São José (Igreja São José)
19h30 - Santa Missa - Padre José Vidal de Amorim (Igreja São José)
19h30 - Santa Missa (Igreja Santa Luzia)

Dia 15 - Sexta-feira
19h00 - Terço de São José (Igreja São José)
19h30 - Santa Missa - Padre Flávio Luís Alves (Igreja São José)

Dia 16 - Sábado
15h00 - VII Carreata de São José pelas ruas de Barra Mansa
18h30 - Terço de São José (Igreja São José)
19h90 - Santa Missa - Dom João Maria Messi, OSM (Igreja São José)

Dia 17 - Domingo
08h30 - Celebração da Palavra de Deus (Igreja Nossa Senhora Aparecida)
08h30 - Celebração da Palavra de Deus (Igreja Santa Luzia)
08h30 - Celebração da Palavra de Deus (Lar dos Velhinhos São José - Vila Vicentina)
19h00 - Celebração da Palavra de Deus (Igreja Santa Luzia)
18h30 - Terço de São José (Igreja São José)
19h00 - Santa Missa Paroquial da Juventude - Padre Paulo Sérgio de Almeida (Igreja São José)

Dia 18 - Segunda-feira
19h00 - Terço de São José (Igreja São José)
19h30 - Santa Missa - Padre Sílvio Rafael Juliano (Igreja São José)

Dia 19 - Terça-feira - SOLENE DIA DE SÃO JOSÉ
05h00 - Abertura da Igreja de São José para visitação dos fiéis
06h00 - Alvorada festiva com repique de sinos
07h00 - Santa Missa do Trabalhador - Padres Jorge Luiz Martins Pereira e Carlos Henrique Ferreira da Rocha
10h00 - Santa Missa das Crianças e Adolescentes - Padre Carlos Alberto da Silva
18h30 - Terço de São José
19h00 - Santa e Solene Missa Paroquial Festiva de São José - Dom Francisco Biasin
20h00 - Solene Procissão de São José pelas ruas do bairro

Dia 20 - Quarta-feira
15h00 - Atendimento de Confissões Individuais (Igreja São José)
19h30 - Celebração Penitencial Comunitária (Igreja São José)

Dia 21 - Quinta-feira
19h30 - Terço dos Homens (Igreja São José)
19h30 - Celebração Penitencial Comunitária (Igreja Nossa Senhora Aparecida)

Dia 22 - Sexta-feira
19h30 - Celebração Penitencial Comunitária (Igreja Santa Luzia)

Dia 23 - Sábado
19h30 - Santa Missa (Igreja São José)

Dia 24 - Domingo - Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor
07h30 - Bênção dos Ramos seguida da Procissão (Igreja Santa Luzia)
08h00 - Santa Missa no Domingo de Ramos (Igreja Nossa Senhora Aparecida)
08h30 - Celebração da Palavra de Deus (Lar dos Velhinhos São José - Vila Vicentina)
19h00 - Celebração da Palavra de Deus (Igreja São José)
19h00 - Santa Missa (Igreja Santa Luzia)

Dia 25 - Segunda-feira Santa
19h00 - Celebração Penitencial Comunitária (Igreja Matriz Santa Cruz - Vila Nova)

Dia 26 - Terça-feira Santa
19h00 - Santa Missa da Unidade Com a bênção dos Santos Óleos (Ilha Clube - Ano Bom)

Dia 27 - Quarta-feira Santa
19h00 - Procissão do Encontro seguida da Santa Missa (HOMENS: Concentração na Igreja São José de onde sairão com a imagem de Nosso Senhor do Passos. MULHERES: Concentração na Igreja Santa Luzia de onde sairão com a imagem de Nossa Senhora das Dores
19h30 - Santa Missa (Igreja Nossa Senhora Aparecida)

Dia 28 - Quinta-feira Santa - INÍCIO TRÍDUO PASCAL
20h30 - Santa Missa Ceia do Senhor e Instituição da Eucaristia (Igreja São José)

Dia 29 - Sexta-feira Santa e da Paixão do Senhor
06h00 - Via Sacra (Iniciando na Igreja Santa até a Igreja São José)
15h00 - Leitura da Paixão do Senhor, Adoração a Santa Cruz, Descendimento da imagem do Senhor Morto da Cruz, seguida da Procissão do Senhor Morto (Igreja Matriz Santa Cruz - Vila Nova)

Dia 30 - Sábado Santo
08h00 - Contemplação das Dores de Nossa Senhora (Igreja Matriz Santa Cruz - Vila Nova)
21h00 - Santa Missa da Vigília Pascal (Igreja São José)

Dia 31 - Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor Jesus Cristo
08h30 - Santa Missa da Páscoa (Igreja Nossa Senhora Aparecida)
08h30 - Celebração da Palavra de Deus (Lar dos Velhinhos São José - Vila Vicentina)
19h00 - Celebração da Palavra de Deus (Igreja São José)
19h00 - Santa Missa (Igreja Santa Luzia)