sexta-feira, 25 de maio de 2012

TUDO PRONTO PARA A FESTA!


"A DIVERSIDADE, QUANDO COLOCADA A SERVIÇO DA COMUNHÃO, É UMA RIQUEZA", DISSE DOM BIASIN

O convite é para que todos os cristãos possam entrar num processo permanente de conversão, trabalhando pela vitória de Cristo, que começa com a promoção da unidade entre os cristãos. Este é o desejo da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, promovida pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A Semana de Oração ocorre no período que antecede a celebração de Pentecostes, este ano de 20 a 27 de maio. A temática proposta sempre busca indicar o caminho de conversão que todos os cristãos são chamados a fazer, como explica o presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB, dom Francisco Biasin. “Queremos seguir o exemplo de Jesus, que não impôs a unidade, mas orou por ela”.

O bispo recorda que os vinte séculos do cristianismo tem muitas marcas de divisão, e que isto é obra humana. “A obra de Deus é a comunhão e a unidade”. Por este motivo, Biasin lembra que cada cristão deve rezar pela unidade e trabalhar por ela, apesar das dificuldades e resistências que possa estar no coração de cada um.

O tema proposto para a Semana de Oração 2012 - “Todos seremos transformados pela vitória de Nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Cor 15,51) - leva os cristãos a uma meditação sobre a ação constante da oração de Jesus. “Muitas vezes ele usou esta palavra. ‘Que todos sejam um’ (Jo 17,21); ‘Quando eu serei levantado da terra, atrairei todos a mim’ (Jo 12,32). Ele invoca o Pai e implora a unidade para todos os seus discípulos. E a unidade, de fato, é um dom. O próprio Deus vive a comunhão nas três divinas pessoas. A unidade das igrejas, dos discípulos de Jesus, deve se espelhar nesta comunhão da Trindade”, explica dom Biasin.

Mas quando se pensa na unidade dos cristãos, surgem questionamentos sobre como ela deve ocorrer de forma concreta. Dom Biasin explica que para sermos “um só rebanho e um só pastor”, não é preciso estar na mesma igreja, mas valorizar a riqueza de cada uma. “Que todas as igrejas façam um esforço de conversão ao Senhor Jesus e assim possam convergir, do local onde estão para Jesus. Mais próximas d’Ele, cada uma com o seu caminho feito, seremos discípulos de muitas faces, mas não de uma cara só”.

O principal subsídio para reflexão durante a Semana de Oração é um caderno de oração, que foi inicialmente elaborado pelas igrejas da Polônia. “País marcado por histórias de sofrimento, mas também por muita coragem e resistência. Testemunhando a sua firmeza na fé este povo venceu inúmeros desafios”, avalia o tesoureiro do CONIC, pastor Altemir Labes, na carta da entidade por ocasião da Semana de Oração. Depois de adaptado, o subsídio foi publicado em conjunto pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos do Vaticano e pela Comissão de Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas, de Genebra. No Brasil, a publicação foi traduzida pela CNBB e adaptada para a realidade brasileira pelo CONIC.

Para o presidente da Comissão para o Ecumenismo, um aspecto forte da Semana de Oração e do constante diálogo ecumênico é o encontro com a diversidade. “Quando ela é colocada a serviço da comunhão, ela se torna uma riqueza. Uma vez unidos, esta diversidade colocada em comunhão, enriquece a todos”.

Mais que uma ação institucional, o ecumenismo deve ser uma atitude pessoal, que exige de cada um a disponibilidade para abrir-se ao outro, como explica dom Biasin. “Quando a gente se abre ao outro, a gente por um lado perde, e por outro se enriquece muito. Na medida em que você se esvazia de sua riqueza para acolher o outro, então este perder se torna um grande enriquecimento. É um perder pra ganhar, não com a intenção do ganho, mas na dinâmica trinitária, quem perde, se esvazia, está disposto a acolher a riqueza do outro, sem perder a própria, pois a doa também a quem se aproxima”.

Fonte: CNBB

segunda-feira, 21 de maio de 2012

DIOCESE DE BARRA DO PIRAÍ - VOLTA REDONDA INICIA CAMPANHA PARA COMPRA DA RÁDIO DIOCESANA

Envelope para a compra da Rádio Diocesana
No último fim de semana a diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda iniciou a campanha para aquisição da RÁDIO DIOCESANA. A campanha vai até o dia 10 de junho e espera levantar recursos para a compra de uma emissora de rádio FM da região e transformá-la na rádio oficial da diocese Os interessados devem adquirir seu envelope padrão da campanha em qualquer paróquia ou comunidade de nossa diocese ou mesmo fazer um depósito bancário direto na conta da campanha no Banco do Brasil. Os dados da conta são: BANCO DO BRASIL, agência 2922-X, conta corrente 25183-6. Qualquer valor é muito importante!
As pessoas que preferem fazer sua oferta direto nas comunidades de nossa diocese e ainda não conseguiram adquirir o envelope padrão da campanha, podem ainda fazer a doação em através qualquer envelope depositado na hora das ofertas em qualquer uma de nossas celebrações, basta para isso escrever no envelope "doação para compra da Rádio Diocesana".

quinta-feira, 10 de maio de 2012

TERÇO DOS HOMENS TEM PARTICIPAÇÃO SATISFATÓRIA

Barra Mansa - RJ
Na noite desta quinta-feira, 10 de maio, aconteceu o segundo encontro do Terço dos Homens da Comunidade São José. O encontro que a partir de agora passa a ter como espaço o interior da nave da igreja, contou com a presença de 43 participantes, conforme registro de um livro de presença previamente preparado. O número é mais que o dobro do número de presentes no encontro inaugural ocorrido no dia 03, o que foi muito comemorado pelos organizadores. A expectativa é que a cada semana mais homens venham participar do grupo para juntos rezarem o santo Terço em honra da Virgem Maria, de seu filho Jesus e do justo São José.






quarta-feira, 9 de maio de 2012

AGENDA COMUNITÁRIA - MAIO DE 2012

Dia 10 - Quinta-feira
19:30h - Terço dos Homens


Dia 12 - Sábado
19:00h - Missa
20:00h - Coroação da imagem de Nossa Senhora

Dia 13 - Domingo
09:00h - Celebração da Palavra de Deus - (Lar dos Velhinhos São José (Asilo))
19:00h - Missa

Dia 16 - Quarta-feira
19:00h - Recitação do Terço e Ladainha de São José
19:30h - Celebração da Palavra de Deus

Dia 17 - Quinta-feira
19:30h - Terço dos Homens

Dia 23 - Quarta-feira
15:00h - Atendimento do padre Carlos Henrique (até às 17:00h)
19:00h - Recitação do Terço e Ladainha de São José
19:30h - Celebração da Palavra de Deus

Dia 26 - Sábado
19:00h - Missa da Vigília de Pentecostes

Dia 27 - Domingo
19:00h - Celebração da Palavra de Deus

Dia 28 - Quarta-feira
19:00h - Recitação do Terço e Ladainha de São José
19:30h - Celebração da Palavra de Deus

Dia 29 - Quinta-feira
19:30h - Terço dos Homens

terça-feira, 8 de maio de 2012

COMUNIDADE ACOLHE 56 NOVOS CRISMADOS

Barra Mansa - RJ
No último sábado, 05 de maio, sua excelência reverendíssima o bispo diocesano Dom Francisco Biasin presidiu a Santa Missa na igreja de São José no bairro Vista Alegre, onde cinquenta e seis pessoas das comunidade eclesiais São José, Santa Luzia e Nossa Senhora Aparecida receberam o sacramento da Crisma. A celebração que teve início pontualmente às 19 horas contou com a participação de centenas de pessoas, dentre familiares e amigos dos crismandos, além de fiéis de diversas comunidades da paróquia e paróquias vizinhas. Concelebraram, na ocasião, os padres Jorge Luiz Martins Pereira, Carlos Henrique Ferreira da Rocha e José Vidal de Amorim, além do candidato ao diaconato permanente José Wellington Magalhães de Castro e os seminaristas diocesanos Leone Mattos e Ramon Furtado que auxiliaram na cerimônia.

Logo no início da celebração dois jovens crismandos fizeram uma breve recordação da vida, lembrando os vários encontros, retiros espirituais e momentos que os prepararam para o grande dia. 

Em sua homilia e, mencionando o evangelho de João, Dom Francisco lembrou a todos que o verdadeiro cristão é aquele que estando ligado como "ramo" ao "Cristo-Videira" dá bons frutos e por isso são pessoalmente cuidados pelo Pai. Dirigindo-se aos crismandos, o bispo chamou-lhes a atenção dizendo que o sacramento do qual estavam prestes a receber deveria ser encarado não somente como um compromisso com a Igreja, mas, sobretudo com Deus a partir de uma fé madura. Ainda em sua reflexão e notando o grande número de jovens entre os que receberiam o sacramento da Crisma, Dom Francisco voltou-se para a comunidade reunida lembrando a importância da juventude na Igreja: "Prefiro uma Igreja 'bagunçada' e 'barulhenta', mas com a presença dos jovens, que uma Igreja 'certinha' e arrumada' sem juventude, destacou o bispo, lembrando as críticas feitas por muitos por conta "do jeito jovem de ser" também dentro das pastorais e movimentos.

Durante a Missa da Crisma, cinco dos jovens crismandos receberam ainda a Primeira Eucaristia, outro forte e emocionante momento que marcou a celebração.

Por fim houveram homenagens aos crismandos e seus familiares, as equipes de trabalho, aos padres ao senhor bispo que também agradeceu a presença de todos, salientando sua alegria em retornar a igreja de São José onde já tinha celebrado uma outra vez desde que chegou a Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda.