sábado, 28 de janeiro de 2012

LITURGIA DOMINICAL


EVANGELHO: Marcos 1, 21-28

Domingo, 29 de Janeiro de 2012
4º Domingo do Tempo Comum

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
- Glória a vós, Senhor.

21Na cidade de Cafarnaum, num dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei. 23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. 25Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!” 26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


*     *     *     *     *     *     *     *     *     *     *     *     *     *     *


Comentário do Evangelho

Os primeiros discípulos

No evangelho de Marcos, o início do ministério de Jesus na Galileia se dá a partir do mar. Os primeiros discípulos são chamados de junto do mar e é aí a base deste ministério. "Passemos para a outra margem" indica a abertura para a missão entre os gentios das regiões vizinhas. As diversas viagens de barco são recursos literários, utilizados por Marcos, para organizar a sua narrativa, alternando o ministério na Galileia com o ministério entre os gentios, tendo também importante conteúdo simbólico. Os discípulos, no barco batido pelas ondas, exprimem as comunidades com suas dificuldades, no cumprimento de sua missão transformadora da sociedade. Porém, se até o vento e o mar obedecem à palavra de Jesus, por que, enchendo-nos de fé, não iremos nós também obedecer-lhe, empenhados na construção do mundo novo possível, onde vigorem a justiça, a fraternidade, a alegria e a paz?

Autor: José Raimundo Oliva

*     *     *     *     *     *     *     *     *     *     *     *     *     *     *


PRIMEIRA LEITURA: Deuteronômio 18,15-20
RESPONSÓRIO: Salmos 94
SEGUNDA LEITURA: I Coríntios 7,32-35

VISTA ALEGRE PEDE CONCLUSÃO DE OBRA

Barra Mansa - RJ
A obra de abertura da Curva da Pedra, localizada no bairro Vista Alegre, está causando preocupação e deixando muitos moradores indignados. No local, já não há máquinas nem trabalhadores, porém, moradores estão se perguntando se realmente as obras foram finalizadas ou se não, porque estão paralisadas. A pergunta vai além, pois todos estão preocupados com o acesso ao bairro, que está em meia pista, sem sinalização e os motoristas estão passando pela contramão, podendo vir a acontecer um acidente grave.

De acordo com o representante comercial e ex-presidente da Associação de Moradores do bairro, Alexandre Cardoso, 35 anos, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) anunciou no final do ano passado que as obras estavam em sua reta final, mas os moradores observam que a obra parou sem que fosse de fato concluída. “O problema só foi amenizado, mas continua. A parte da pista onde antes estava a grande parede de rocha hoje é parte da via, contudo sem qualquer pavimentação feita pela empresa responsável pela obra, o que obriga motoristas que passam pela localidade em ambos os sentidos a trafegarem ainda em um único lado da pista ao mesmo tempo”, ressalta, acrescentando ainda que os sinais luminosos que antes controlavam o trânsito dos veículos foram “desativados”, ficando agora só no alerta (piscando o amarelo). “Receio que, infelizmente, a qualquer momento um acidente possa vir a acontecer, uma vez que alguns motoristas passam em alta velocidade, desrespeitando as placas instaladas na localidade desde o início da obra e que sugerem uma velocidade máxima de 20km/h”, destaca Alexandre.

As obras foram iniciadas em outubro de 2010 e inclui o alargamento da pista em mais de sete metros e a retirada de mais de oito mil metros cúbicos de rocha e, segundo moradores, a conclusão deveria ter sido entregue à população em abril do ano passado, o que não só não aconteceu como acabou por ser paralisada antes da conclusão. “É bom não nos esquecermos também que a obra não ficou nem um pouco barata. Segundo placas instaladas nas proximidades, a obra custou aos cofres públicos cerca de R$ 6,5 milhões. Nós, moradores de Vista Alegre, e todos os que trafegam diariamente pela Curva da Pedra pedimos atenção a nossas autoridades. Esperamos que eles sejam sensíveis ao que acontece hoje na única entrada do bairro”, completa o morador.

FINALIZAÇÃO DAS OBRAS
A Assessoria de Comunicação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) informou por meio de nota que as obras no bairro Vista Alegre,em Barra Mansa, serão finalizadas assim que o período de chuvas passar. A expectativa do órgão é que uma vez retomada, a obra possa estar concluída em menos de uma semana, assim que as condições climáticas se estabilizarem. Qualquer tipo de sinalização dentro do município é de responsabilidade da prefeitura.

SINALIZAÇÃO
A Secretaria de Ordem Pública informou, por meio de nota, que substituiu o sinal de Pare e Siga, em que um lado é liberado e o outro é paralisado, pois o andamento da obra permitiu que o trânsito flua nos dois sentidos simultaneamente. O sinal amarelo instalado no local é utilizado como forma de alertar o motorista para que redobre a atenção no trecho.

Fonte: Jornal A Voz da Cidade

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

PADRE ANTÔNIO MARIA É FEITO REFÉM EM INVASÃO DE MOSTEIRO

Jacareí - SP
O padre Antônio Maria, que também é cantor e escritor, estava no grupo feito refém durante a invasão ao Mosteiro Karim, em Jacareí, no interior paulista, na noite desta quarta-feira (25). Os criminosos entraram no local e renderam cerca de 15 pessoas, incluindo o padre, freiras, jovens adotados e o caseiro do local. O grupo fugiu levando eletrônicos, dois carros e dinheiro. Ninguém havia sido preso até o final da manhã desta quinta-feira (26).
“Eles disseram que não iam fazer mal nenhum, mas que queriam dinheiro. Eu falei 'meus filhos, não façam isso, nós não temos dinheiro. Nós lutamos com dificuldade'. Até as pessoas imaginam muitas vezes que eu nado em dinheiro, porque canto, porque tenho discos, vou à televisão. Porque sou amigo do Roberto Carlos e isso não quer dizer nada”, contou o padre.
Logo após ser desamarrado, o sacerdote disse a um dos criminosos que iria rezar por ele. "Eu falei 'eu sei que não vai dizer teu nome, mas eu quero dizer que eu vou rezar muito por você, por vocês, vai falar isso para os teus amigos'. E eu fiquei lá conversando com ele e disse até 'eu quero te dar um abraço', e eu abracei ele e ele me abraçou”, disse.
Invasão
A freira Rosane dos Santos Coelho disse que não ficou nervosa quando se deparou com o grupo armado no terreno do estabelecimento. “Minha reação foi de tranquilidade. A gente passando serenidade faz com que eles [os criminosos] fiquem mais calmos”, disse a irmã ao G1 na manhã desta quinta.
Segundo a freira, cerca de sete homens armados entraram no terreno do mosteiro por volta das 23h desta quarta. Primeiramente, o grupo rendeu o caseiro, o padre e três jovens adotados que ficam em casas separadas do prédio principal. Depois, segundo a freira, uma parte do grupo foi até o mosteiro com um dos jovens. “Ele [jovem adotado] falou que o padre estava passando mal. Quando abri a porta para levar remédios, os assaltantes me abordaram”, contou.
De acordo com irmã Rosane, os homens armados levaram as freiras que estavam no prédio, o caseiro, o padre e os jovens para um quarto do mosteiro, em um grupo de cerca de 15 pessoas. O padre e o caseiro ficaram amarrados com as mãos nas costas. “Depois eles pediram para que apontássemos os quartos e vasculharam todo o mosteiro”, disse.
De acordo com o delegado Talis Prado Pinto, da Delegacia Seccional de Jacareí, o grupo levou dois carros que estavam no terreno, televisores, computadores, celulares e R$ 1.100 em dinheiro. Os assaltantes deixaram o terreno por volta das 2h.
Segundo irmã Rosane, um assalto semelhante aconteceu no mosteiro há cerca de dois anos. Ela afirma que o terreno não é murado, mas protegido apenas por uma cerca fácil de ser ultrapassada. “Nós estamos tentando buscar ajuda com a polícia, pois não temos renda fixa para fazer uma segurança maior. Mas vamos ver o que Deus vai providenciar”, disse.

Fonte: Portal G1

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A "ESCADA DE SÃO JOSÉ"

Santa Fé, Novo México - EUA
Um mistério de mais de 100 anos ainda intriga os turistas que visitam a cidade de Santa fé, no Estado do Novo México nos EUA. Na Capela Loretto existe uma misteriosa escada cuja construção é creditada a São José. De acordo com relatos das irmãs da Capela a história de fato é incrível.

Em 1898 a Capela passou por uma reforma e um novo piso superior foi feito, porém não foi construída uma escada para dar acesso a este piso. Preocupadas com a situação as Irmãs requisitaram a presença dos carpinteiros da região para ajudá-las a resolver o problema. Porém todos foram taxativos em afirmar que seria difícil construir uma escada sem afetar o espaço interno da Capela, que já era pequeno. No entanto as irmãs não desistiram e resolveram fazer uma novena para São José, o patrono santo dos Carpinteiros.

No último dia da novena, apareceu um homem com um jumento e uma caixa de ferramentas procurando trabalho. Ele aceito u a tarefa de fazer a escada, porém deveria ser as portas fechadas. Meses depois a escada estava construída conforme desejo das Irmãs da Capela Loretto. No momento em que as irmãs foram efetuar o pagamento pelo serviço o homem desapareceu sem deixar vestígios.

Foram colocados anúncios no jornal local, e procuraram por toda região sem encontrar quaisquer noticias ou informação sobre ele. Neste momento as Irmãs então perceberam que o homem poderia ser São José, enviado por Jesus.

Há três mistérios em torno da escada chamada “milagrosa”:

1° – Ninguém sabe quem a construiu. O carpinteiro não se identificou.

2° – Arquitetos, engenheiros e cientistas dizem que não sabem como ela se equilibra, pois não respeita a lei da gravidade em seu centro, uma vez que ela não tem arrimo para se sustentar. Ela dá duas voltas saindo do chão e termina no andar superior. Nas duas voltas que dá, não há colunas para servirem de suporte.
3° – A madeira usada não existiu e nem existe na região. Nenhuma freira lembra ou sabe de como e por onde a madeira entrou na Capela. A escada tem 33 degraus, a idade de Jesus Cristo o que reforça ainda mais o mistério da escada de São José.

SANTUÁRIO NACIONAL ESTÁ ENTRE OS SETE ATRATIVOS MAIS BELOS DO PERCURSO ESTRADA REAL

Aparecida - SP
O complexo turístico Estrada Real vai eleger os sete atrativos mais belos de seu percurso, através do concurso ‘7 Maravilhas da Estrada Real’.

O Santuário Nacional de Aparecida, maior templo mariano do mundo, está entre os candidatos a sete maravilhas.

A Estrada Real, que liga Minas Gerais ao Estado do Rio de Janeiro, tem inúmeros atrativos turísticos no meio do caminho.

Vinte e um deles foram listados e o internauta poderá eleger no endereço www.institutoestradareal.com.br, quais formarão as Sete Maravilhas da Estrada Real.

Segundo o diretor geral do Instituto Estrada Real, Baques Vladimir Sanna, a equipe que promove o complexo turístico descobriu que as pessoas visitam os atrativos, mas não sabem que os pontos turísticos fazem parte da Estrada Real.

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, mais conhecido como Basílica de Aparecida localiza-se no Vale do Paraíba, no eixo Rio de Janeiro – São Paulo – Minas Gerais, e entre as duas cidades mais importantes do país: São Paulo e Rio de Janeiro.

A grandiosa construção em forma de cruz grega, que abriga a Imagem original de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, recebeu somente em 2011 quase 11 milhões de visitantes.

Em busca da tranquilidade e do alimento espiritual, na Casa de Nossa Senhora Aparecida o visitante pode contemplar as inúmeras obras de arte do artista plástico Cláudio Pastro, grandes vitrais decorativos, painéis que retratam o evangelho, além de visitar capelas e pontos turísticos.

Para votar é preciso informar somente nome e email. O resultado será divulgado no dia 30 janeiro.

TUDO PRONTO PARA A FESTA DE SÃO SEBASTIÃO

Barra Mansa - RJ
As barracas para a Festa de São Sebastião, padroeiro de Barra Mansa, que inicia nesta quarta-feira, 18 e vai até domingo, 22, começaram a ser montadas na manhã de ontem. A programação social da festa do padroeiro da cidade acontece na Rua Monsenhor Costa, no Centro, ao lado da Igreja Matriz.

Devido à montagem das barracas, o trânsito foi alterado. Os motoristas que seguem pela Rua São Sebastião tinham a opção de descer pela Monsenhor Costa, para terem acesso à Avenida Joaquim Leite. Mas para chegar até a principal avenida, terão que subir pela Rua Monsenhor Costa e descer pela Mário Ramos.

De acordo com o gerente de eventos, responsável pela organização da parte social da festa, Sebastião Célio de Souza, o trecho da Rua Monsenhor Costa fica fechado até segunda-feira, quando as barracas serão desmontadas.

- Este ano teremos dez tendas 8 x 8 e 16 tendas 4 x 4. É uma estrutura grande, por isso começamos a montagem dias antes da festa ser iniciada - disse Sebastião Célio.

Ainda segundo ele, o maior público esperado para a festa é no dia em que o padroeiro da cidade é festejado, 20 de janeiro.

- Nos outros dias esperamos um público normal, cerca de mil pessoas por dia, porque o público que mais frequenta a festa são as famílias, pois não vendemos bebidas alcoólicas - destacou.

A programação cultural da festa inclui apresentações de artistas da região e da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. O período em que as barracas estarão abertas será das 21h às 23h30. Serão vendidas comidas portuguesa, gaúcha e italiana, doces, crepe de milho verde e churros. Na festa, também haverá brincadeiras, como pescaria e Show de Prêmios.

Programação religiosa

Dia 17 - Terça-feira
19:30h - Santa Missa animada pela Paróquia Santa Cruz (Vila Nova)

Dia 18 - Quarta-feira
19:30h - Santa Missa animada pela Paróquia Santo Antônio (Saudade)

Dia 19 - Quinta-feira
19:30h - Santa Missa Animada pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Ano Bom)

Dia 20 - Sexta-feira  -  DIA DE SÃO SEBASTIÃO
06:00h - Alvorada festiva animada pela Banda Musical São Sebastião
07:30h - Santa Missa pelas Famílias
09:30h - Santa Missa da Iniciação à Vida Cristã
15:00h - Santa Missa Solene da festa
17:00h - Procissão pelas principais ruas do centro da cidade

Dia 21 - Sábado
19:30h- Santa Missa

Dia 22 - Domingo
07:00h - Santa Missa
09:30h - Santa Missa
17:30h - Santa Missa
19:00h - Santa Missa

Fonte: Paróquia São Sebastião e Jornal Diário do Vale

DOM LORENZO BALDISERI FALA DA JMJ RIO 2013 E SUAS EXPECTATIVAS

Vaticano - Roma
O novo Secretário da Congregação para os Bispos, dom Lorenzo Baldisseri, concedeu uma entrevista, na semana passada, para a Rádio Vaticano. Nesta entrevista, dom Lorenzo fala dos preparativos para a próxima Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro, em 2013, e de suas expectativas para o grande evento.

“Eu estive presente no momento de lançamento, no início da peregrinação dos Símbolos da JMJ pelo Brasil, que aconteceu em setembro de 2011, em São Paulo. Foi magnífico. Soube depois que, em poucos dias de peregrinação, mais de 500 mil pessoas haviam acolhido a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, uma coisa extraordinária. Isso mostra o quanto o povo brasileiro está vivendo a preparação da a Jornada Mundial da Juventude”, disse dom Lorenzo Baldisseri, se referindo a peregrinação dos Símbolos por São Paulo, que, somente no Bote Fé, juntou, no Campo de Marta, na capital paulista, mais de 100 mil pessoas, segundo a arquidiocese local.

Falando sobre sua expectativa para a participação popular, dom Lorenzo afirmou que o evento superará todas as estimativas. “Eu creio que será um evento tão grande, que superará todas as expectativas. Se em Madri contou com a participação de dois milhões de pessoas, no Brasil será, certamente, quatro ou cinco milhões. Porque não é só o Brasil, com sua população imensa e proporção continental, mas haverá toda a mobilização da América Latina”.

Sobre a participação do papa Bento XVI, dom Lorenzo Baldisseri disse que a JMJ de 2013 será “um banho de espiritualidade”, e uma “benção da parte desta Jornada”, para com o povo do Brasil. “Com a presença do Santo Padre, o papa Bento XVI, estamos preparando aqui, sobretudo a arquidiocese do Rio de Janeiro, anfitriã oficial, um grande espetáculo que será um sucesso, dando um entusiasmo, não só aos jovens, que são os atores principais, mas também a todo o povo de Deus. Podemos dizer que a JMJ dará um impulso muito forte a evangelização do país”, finalizou o Secretário da Congregação para os Bispos, dom Lorenzo Baldisseri.

Fonte: CNBB

CATÓLICOS E JUDEUS SE UNEM EM DEFESA DA VIDA

Vaticano - Roma
Nesta terça-feira, 17, se celebra o dia de aprofundamento e desenvolvimento do diálogo entre católicos e judeus. Este ano, o tema do evento, nascido por iniciativa da Conferência Episcopal Italiana, é “não matarás”.

Para o presidente da Comissão para o Ecumenismo e Diálogo inter-religioso da Itália, Dom Mansueto Bianchi, o tema é de extrema atualidade e vai ao encontro da luta pela defesa da vida.

“É uma temática na qual as duas religiões filhas de Abraão, o judaísmo e o cristianismo, em particular o catolicismo, são chamadas a grandes desafios. E não são somente desafios religiosos, mas desafios éticos que interessam a consciência das pessoas”, salienta o bispo italiano.

“Não matarás”, segundo o presidente da Comissão, é o empenho pelo respeito à vida e o empenho à promoção da vida que comporta desafios culturais para que a vida seja vista como dom. Ele destaca que o catolicismo e o judaísmo possuem muitos pontos em comum neste sentido e o desenvolvimento deste diálogo inter-religioso é extremamente útil e necessário.

“É também um diálogo que requer empenho de ambas as partes. É um diálogo que enfrenta alguns problemas e que merece também empenho para que sejam superadas, digamos, as distonias que, momentaneamente, possam aparecer”, afirma.

São comuns, em alguns momentos, certos episódios que parecem encobrir o céu e o horizonte do diálogo judeu-cristão, destaca o presidente da Comissão, mas certamente é um diálogo que avança.

Dom Bianchi salienta que o importante é não perder essa proximidade conquistada ao longo de um grande percurso e não se deixar levar por acontecimento que possam eventualmente afetar esse diálogo.

Fonte: Canção Nova Notícias

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

CORAÇÃO DE DEUS VIVE INQUIETO EM BUSCA DO HOMEM, AFIRMA PAPA

Vaticano - Roma
O Papa Bento XVI presidiu a celebração da Santa Missa na Solenidade da Epifania do Senhor nesta sexta-feira, 6, na Basílica de São Pedro.
O Pontífice destacou que é preciso ter um coração inquieto, que não se satisfaz com nada menos do que Deus e, assim, torna-se um coração que ama.

"Não somos só nós, seres humanos, que vivemos inquietos relativamente a Deus. Também o coração de Deus vive inquieto relativamente ao homem. Deus espera-nos. Anda à nossa procura. Também Ele não descansa enquanto não nos tiver encontrado. O coração de Deus vive inquieto, e foi por isso que se pôs a caminho até junto de nós. [...] Deus vive inquieto conosco, anda à procura de pessoas que se deixem contagiar por esta sua inquietação", destacou.

Acesse

O Bispo de Roma salientou ainda que a Epifania é uma festa da luz. Ele afirmou que muito se discutiu sobre o tipo de estrela que guiou os Magos. Especula-se que possa ter sidouma conjunção de planetas, uma Supernova - estrelas inicialmente muito débeis que, na sequência de uma explosão interna, irradia por algum tempo um imenso esplendor - ou um cometa.

"Deixemos que os cientistas continuem esta discussão. A grande estrela, a verdadeira Supernova que nos guia é o próprio Cristo. Ele é, por assim dizer, a explosão do amor de Deus, que faz brilhar sobre o mundo o grande fulgor do seu coração".
Para a liturgia, o caminho dos Magos do Oriente é só o início de uma grande procissão que continua ao longo da história inteira. Com estes homens, tem início a peregrinação da humanidade rumo a Jesus Cristo: rumo àquele Deus que nasceu num estábulo, que morreu na cruz e, Ressuscitado, permanece com os homens todos os dias até ao fim do mundo.

A imagem dos Reis Magos foi apontada pelo Sucessor de Pedro como modelo onde se procurar indicações para o exercício do ministério episcopal. Eles vão à frente e inauguram o caminho dos povos para Cristo.

"Segundo palavras de Jesus, caminhar à frente do rebanho faz parte da função do Pastor. [...] Só quem conhece a Deus pessoalmente é que pode guiar os outros para Deus. E só quem guia os homens para Deus é que os guia pela estrada da vida", explicou.

Mas quem eram os Reis Magos? Segundo Bento XVI, eram homens de ciência, mas não apenas no sentido de quererem saber muitas coisas. "Eles queriam algo mais. Queriam entender o que é que conta no fato de sermos homens. Não consideravam decisivo o que se pensava ou dizia deles, mesmo pelas pessoas influentes e inteligentes. Para eles o que contava era a própria verdade, não a opinião dos homens. Foi a sua coragem humilde que lhes permitiu prostrar-se diante de um menino filho de gente pobre e reconhecer n’Ele o Rei prometido, cuja busca e reconhecimento fora o objetivo do seu caminho exterior e interior".

Episcopado
O Bispo de Roma salienta que, em tudo isso, é possível ver alguns traços essenciais do ministério episcopal.

"Também o Bispo deve ser um homem de coração inquieto. [...] Também o Bispo deve ser um homem de coração vigilante que percebe a linguagem sutil de Deus e sabe discernir a verdade da aparência. Também o Bispo deve estar repleto da coragem da humildade. [...] Deve ser capaz de ir à frente indicando o caminho. E deve ter a humildade de prostrar-se diante daquele Deus que Se tornou tão concreto e tão simples que contradiz o nosso orgulho insensato, que não quer ver Deus assim perto e pequenino. Deve viver a adoração do Filho de Deus feito homem, aquela adoração que lhe indica sem cessar o caminho".

As características fundamentais do ministério episcopal são: o anúncio do Evangelho de Jesus Cristo; guardar o depósito sagrado da nossa fé; ir à frente e guiar; a misericórdia e a caridade para com os necessitados e os pobres nas quais se reflete o amor misericordioso de Deus para conosco e, finalmente, a oração contínua.

"A oração contínua significa nunca perder o contato com Deus, deixar-se tocar sempre por Ele no íntimo do nosso coração e deste modo sermos permeados pela sua luz. [...] Foi esta a missão dos Apóstolos: acolher a inquietação de Deus pelo homem e levar o próprio Deus aos homens. E, seguindo os passos dos Apóstolos, esta é a vossa missão: deixai-vos tocar pela inquietação de Deus, a fim de que o anseio de Deus pelo homem possa ser satisfeito".

A Missa

A celebração presidida pelo Santo Padre no Vaticano aconteceu às 9h30 (horário de Roma - 6h30 no horário de Brasília). 
Os padres Charles John Brown, eleito Arcebispo titular de Aquileia e nomeado Núncio Apostólico na Irlanda, e Marek Solczyński, eleito Arcebispo titular de Cesareia de Mauritânia e nomeado Núncio Apostólico na Geórgia e Armênia, foram os sacerdotes que receberam a ordenação episcopal ao longo da Santa Missa.

Concelebraram com o Santo Padre o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, S.D.B., o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal William Joseph Levada, e os dois Bispos eleitos.

O rito de Ordenação aconteceu logo após a proclamação do Santo Evangelho e do anúncio do dia da Páscoa, que, neste ano, celebra-se em 8 de abril.

Fonte: Canção Nova