segunda-feira, 29 de agosto de 2011

DOM FRANCISCO BIASIN TOMA POSSE EM VOLTA REDONDA


Volta Redonda - RJ
Cerca de 20 mil pessoas acolheram neste domingo, 28, o novo bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda, dom Francisco Biasin. Participaram ainda 20 bispos, centenas de padres, religiosos, autoridades municipais, estaduais e federais.
O bispo emérito, dom João Maria Messi, apresentou dom Francisco à assembléia destacando a necessidade e importância do pastor conforme Jesus, o mestre, que dá a vida por suas ovelhas.
O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, cumprimentou dom João e acolheu dom Francisco, lembrando da comunhão episcopal. O núncio apostólico no Brasil, dom Lourenzo Baldisseri, ressaltou as qualidades de dom Francisco, seu pastoreio e experiência acumulada na diocese de Pesqueira (PE) e a nova missão confiada na nova diocese.
O báculo episcopal foi passado a dom Francisco, por dom Orani. Na homilia, dom Francisco agradeceu ao Senhor pelo chamado e os desafios do futuro. “Obrigado ao povo de Pesqueira (PE) que não quis chamar de despedida minha transferência para Volta Redonda, mas de Envio. Espero poder contar com todos para continuar a missão do Pai”, disse ressaltando e lembrando com emoção a trajetória de dom Waldyr Calheiros, na época da Ditadura Militar.
Para dom João Maria Messi, a chegada do novo bispo representa uma revitalização natural da Igreja. “Nós fazemos parte como bispos, fiéis e povo de Deus de uma Igreja que se revitaliza constantemente nas suas estruturas e pessoas, e o fato do bispo ter que deixar espaço para outro bispo é algo normal, porque realmente existe a continuidade visível do ministério do bispo e da hierarquia, que deve sempre se renovar, embora até sentimos a mudança, mas faz parte da revitalização! Agradeço ao Senhor por dar-me oportunidade de servi-lo nesta diocese, vou continuar servindo de uma outra maneira na fidelidade”, declarou.
De acordo com dom Orani a sucessão é uma visão importante da Igreja que só traz benefícios. Ele valorizou a chegada do novo bispo, bem como sua experiência anterior de Pesqueira (PE) que será muito rica para a nova missão em Volta Redonda. “É sempre um momento de fé e esperança, de poder ver a sucessão apostólica naturalmente respaldada pelo trabalho que dom João fez até hoje e agora dom Francisco vem continuar. Essa apostolocidade nos garante a continuidade, e isto é o lado belíssimo da Igreja Católica, o de poder suceder. Dom Francisco chega com a experiência do Nordeste e que certamente vai ajudar avançar o Regional Leste 1, na importante tarefa de evangelizar”.
Também cumprimentou dom Francisco, o bispo emérito de Barra do Piraí-Volta Redonda, dom Waldyr Calheiros. “Já conheço dom Francisco e trabalhamos juntos por 10 anos, ele é uma benção e sua transferência para Volta Redonda confirma e coroa a missão. Acredito que é um homem bem indicado para a Igreja da qual é confiada”, disse o bispo.
“Sinto-me feliz pela recepção calorosa e se o começo da caminhada for assim, percebo que será uma trajetória bonita cheia de alegrias, enfrentando as dificuldades do dia-a-dia em conjunto com todos os padres, leigos e leigas”, declarou dom Francisco.






 



 




Fontes: CNBB - Flickr - Diário do Vale - Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda

MORRE O ARCEBISPO DE CAMPINAS, DOM BRUNO GAMBERINI

São Paulo - SP
Morreu na tarde deste domingo, no Hospital Bandeirantes, em São Paulo, o arcebispo de Campinas (SP), dom Bruno Gamberini, 61, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Dom Bruno estava em tratamento desde junho no Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC-Campinas, tendo sido transferido para São Paulo na madrugada da última sexta-feira, 26.
Um boletim médico divulgado às 13:30h de hoje informava que o quadro clínico do arcebispo era “gravíssimo” e que, por causa do agravamento da função renal, foi necessário iniciar hemodiálise. Às 15h veio o comunicado de sua morte.
Segundo nota divulgada pela arquidiocese, o corpo do arcebispo será velado na Catedral Metropolitana de Campinas. A missa de exéquias será na terça-feira, 30, às 10h, seguida do sepultamento do corpo na cripta da catedral.
Ainda de acordo com a nota, todas as igrejas da arquidiocese deverão rezar missas nos próximos sete dias em memória ao arcebispo.
Biografia
Nascido na cidade de Matão (SP), em 16 de julho de 1950, dom Bruno foi ordenado padre em 1974. Em 1995 foi ordenado bispo para a diocese de Bragança Paulista (SP). Nove anos depois, em 2004, é nomeado arcebispo de Campinas.
No Regional Sul 1 da CNBB (estado de São Paulo), dom Bruno foi bispo assessor da Pastoral da Criança (1996); bispo presidente do Sub-Regional Campinas (1999-2003); membro do Conselho Pastoral (1999-2003); membro do Conselho Econômico (2003); bispo referencial da Pastoral da Criança (1998-2009); bispo referencial dos Pueri Cantores (2005-2009); membro da Comissão da Basílica e Santuário Nacional de Aparecida (2007-2009).
Seu lema episcopal era “Bendito o nome do Senhor”.
Mais informações no site da arquidiocese: www.arquidiocesecampinas.com

Fonte: CNBB

sábado, 27 de agosto de 2011

EVANGELHO DOMINICAL


Domingo, 28 de Agosto de 2011
22º Domingo do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 21Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia.
22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!”
23Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”
24Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 25Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.
26De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com sua conduta”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!


* * * * * * * * * *

REFLETINDO A PALAVRA DE DEUS

Vivamos na eficiência pelo Reino de Deus

O texto de hoje versa sobre os empregados e os talentos. No tempo de Jesus, um talento era uma soma considerável de dinheiro e hoje pode ser interpretado em termos de dons ou carismas recebidos de Deus.
O trecho demonstra que o importante é arriscar-se e lançar-se à ação em prol do crescimento do Reino de Deus, para que os dons que recebemos de Deus possam crescer e se frutificar. De forma alguma se deve interpretar o texto ao “pé da letra”, como se tratasse de investimentos e lucros financeiros, pois o texto é uma parábola, ou seja, uma comparação usando imagens e símbolos conhecidos.
Mateus acaba de falar da vinda futura do Filho do Homem como juiz, e a continuação nos diz quais são as atitudes adequadas diante dessa vinda, a saber: a vigilância na parábola das dez virgens e o compromisso da caridade na parábola dos talentos. A parábola dos talentos é, neste contexto interpretativo, um elogio do compromisso, da efetividade, do trabalho, do rendimento. Poderá ser aplicada com muito proveito ao trabalho, à profissão e às realidades terrestres ou compromisso secular.A eficiência aceita – e até recomendada pelo Evangelho – é a eficiência “pelo Reino”, a que está posta a serviço da causa da solidariedade e do amor. Não é a eficiência do que busca aumentar a rentabilidade, ou a do que procura conquistar mercados, ou a do que procura lucros fantásticos por inversões especulativas do capital.
A eficiência pela eficiência não é um valor cristão, nem sequer humano. Talvez seja certo que o capitalismo, sobretudo na sua expressão selvagem atual, seja “o sistema econômico que mais riqueza cria”, mas não é menos certo que o faz aumentando simultaneamente o abismo entre pobres e ricos, a concentração da riqueza à custa da expulsão do mercado de massas crescentes de excluídos. O critério supremo, para nós, não é uma eficiência econômica que produz riqueza e distorce a sociedade e a faz mais desequilibrada e injusta. Não só de pão vive o ser humano. De maneira cristã, não podemos aceitar um sistema que a favor do crescimento da riqueza sacrifica a justiça, a fraternidade e a participação de massas humanas. Colocar a eficiência por cima de tudo isto é uma idolatria, a idolatria do culto do dinheiro, verdadeiro deus neoliberal.
Não é pois que não queiramos ser eficientes, competentes, e que não sejamos partidários da maior eficácia no serviço do Reino, assim como a competência e a qualidade total no serviço ao Evangelho.
Oremos constantemente e peçamos a Deus, nosso Pai, que Ele nos mostre o talento que cada um tem. Esse talento que encontramos é sinal que o Espírito de Deus Criador da vida habita em nós. E não basta encontrar esse talento. É necessário partilhá-lo, abrir mão dele, e não o manter bem fechado na nossa mão. Abrir mão dele, partilhá-lo para que, quem tem esse talento viva verdadeiramente, mas também leve a vida aos outros para que eles também possam descobrir os talentos que têm e, assim, possam começar ou recomeçar a viver.
Jesus é vida, é luz. “Eu sou a luz do mundo”; “Eu vim para que tenham vida”. Não deixemos que o mundo fique sem luz e sem vida. Ousemos – nós que temos fé e esperança – que um dia o Senhor há-de voltar, ousemos levar essa luz ao mundo e essa vida, partilhando os nossos talentos para que eles dupliquem sempre. Para que, quando o Senhor voltar, não encontre ninguém adormecido ou morto, envolvido pela escuridão absoluta, mas sim que encontre todos despertos, bem vivos envoltos numa luz que nunca se apaga.
Que a salvação que um dia nos tocou não fique encerrada em nós, pois o mundo, a vida, precisam dos nossos talentos. Ousemos partilhá-los com os outros para que todos tenham vida e a tenham em abundância.

Autor: Padre Bantu Mendonça

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

DOM FRANCISCO BIASIN TOMA POSSE DOMINGO EM VOLTA REDONDA

Volta Redonda - RJ
A diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda convida para a Missa de Posse do novo bispo diocesano, dom Francisco Biasin neste domingo, dia 28, às 10h, na Ilha São João, em Volta Redonda. Cerca de 20 mil pessoas são esperadas para a celebração, que contará com a presença de fiéis de 12 municípios da diocese.

Dom Francisco Biasin nasceu em Arzercavalli, Pádua, Itália, em setembro 1943. É filho de Attilio Biasin e Vitória Biasin, ordenado sacerdote em 1968 e bispo em 2003. Foi transferido da diocese de Pesqueira (PE).

Fonte: CNBB

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

BENTO XVI CHEGA A MADRI PARA A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Madri, Espanha
Ao meio dia desta quinta-feira, 18 (7h de Brasília), os sinos das igrejas de Madri tocaram anunciando que o papa Bento XVI acabara de desembarcar no aeroporto Bajaras, em Madri, para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Acolhido pelos reis da Espanha; pelo arcebispo de Madri, cardeal Antonio María Rouco, e várias autoridades, além de mais de 2 mil jovens, o papa disse o motivo de sua viagem a Madri.

“Venho aqui encontrar-me com milhares de jovens de todo o mundo, católicos, interessados por Cristo ou na busca da verdade que dá sentido genuíno à sua existência. Chego para exortar os jovens a encontrar-se pessoalmente com Cristo Amigo e, assim, radicados em sua pessoa, converter-se em seus fiéis seguidores e valorosas testemunhas”, disse o papa.

Bento XVI condenou a superficialidade, o consumismo e o hedonismo que ameaçam a vida dos jovens. Segundo o papa, os jovens sabem que “sem Deus seria difícil enfrentar estes desafios e ser verdadeiramente felizes”. “A Jornada Mundial da Juventude nos traz uma mensagem de esperança, como uma brisa de ar puro e jovem, com aromas renovadores que enchem de confiança ante a manhã da Igreja e do mundo”, acrescentou.

O papa lembrou também as “tensões e choques” presentes em várias partes do mundo. “A justiça e o altíssimo valor da pessoa humana se dobram facilmente a interesses egoístas, materiais e ideológicos”, afirmou Bento XVI. “Eu volto a dizer aos jovens com todas as forças do meu coração: que nada nem ninguém lhes tire a paz”.

Bento XVI afirmou que é necessário ajudar os jovens as “permanecerem firmes na fé e a assumir a bela aventura de anunciá-la e testemunhá-la abertamente com a própria vida”.

Ao concluir seu discurso, o papa lembrou a cultura e as raízes cristãs da Espanha e seu esforço de superação das dificuldades atuais. “Ainda que haja atualmente motivos de preocupação, maior é o afã de superação dos espanhóis com esse dinamismo que os caracteriza, e que tanto contribuem suas profundas raízes cristãs, muito fecundas ao longo dos séculos.

Fonte: CNBB

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

VATICANO CONFIRMA: RIO DE JANEIRO SEDIARÁ JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE EM 2013

Cidade do Vaticano
O Rio de Janeiro vai ser a sede da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013. A notícia foi confirmada na última sexta-feira, dia 12, pelo Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, que disse que Bento XVI fará o anúncio oficial no próximo dia 21 de agosto, na conclusão do iminente encontro de Madri.
De acordo com o sacerdote jesuíta, que é também Diretor Geral da RV, a 23ª edição da Jornada, no Rio, será antecipada em um ano para não coincidir com a Copa do Mundo de 2014, a ser realizada no Brasil.
O Rio de Janeiro será a segunda cidade da América Latina anfitriã da Jornada, depois da edição de Buenos Aires em 1987.
Seguiram-se encontros em Santiago de Compostela (Espanha), Czestochowa (Polônia), Denver (EUA), Manila (Filipinas), Paris (França), Roma (Itália), Toronto (Canadá), Colônia (Alemanha) e Sydney (Austrália).
Cerca de 20 milhões de jovens participaram destes encontros internacionais.
As Jornadas Mundiais da Juventude nasceram em 1984 por iniciativa do Papa João Paulo II. O primeiro teve lugar em Roma no Domingo de Ramos daquele ano, como parte das celebrações da Ano Jubilar da Redenção (1983-1984).

Fonte: Rádio Vaticano

domingo, 14 de agosto de 2011

JOSÉ WELLINGTON RECEBE O MINISTÉRIO DO LEITORATO

Piraí - RJ
Na última quinta-feira, dia 11, mais um candidato ao diaconato permanete da Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda recebeu o Ministério do Leitorato na Igreja de Sant’Ana, em Piraí. A celebração, que foi presidida pelo administrador diocesano, Dom João Maria Messi, OSM, foi concelebrada pelo pároco da Igreja de Sant’Ana, padre Gildo Nogueira Gomes e pelo vigário paroquial, padre Luis Cláudio Moreira, além dos padre Jorge Luiz Martins Pereira, Carlos Henrique Ferreira Rocha e Leandro Nunes. Junto a eles, participaram também da Santa Missa, vários diáconos permanentes, outros candidatos ao diaconato, além dos familiares de José Wellington e membros das comunidade da Paóquia de Santa Cruz de Barra Mansa.
José Wellington, na presença de sua esposa, mãe, filhos e demais familiares e amigos, e da comunidade local presente, foi investido do Ministério do Leitorado, que é o primeiro no caminho do diaconato permanente. A próxima etapa é o Acolitato.
Ao terminar a celebração, José Wellington foi cumprimentado pelos presentes, onde os recebeu no salão paroquial para um jantar preparado pela comunidade piraiense.






Fotos: Devanil Lacerda

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

CAMINHADA PELA PAZ É REALIZADA EM VISTA ALEGRE

Barra Mansa - RJ
Em comemoração aos 15 anos da Casa Paz e Bem localizada no bairro Vista Alegre em Barra Mansa (RJ), foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 11, uma "Caminhada pela Paz" pelas principais ruas do bairro. O evento que teve a frente a própria Casa Paz e Bem,  contou ainda com a participação de diversas outras entidades da comunidade como escolas, associações de moradores, igrejas, além de populares do bairro Vista Alegre e bairros vizinhos.
Além dos membros da direção da casa, esteve também presente a irmã Ana Maria Vicente Soares, religiosa da congregação da Irmãs Catequistas Franciscanas e fundadora da entidade.
Para Marcar as comemorações de aniversário da Casa Paz e Bem, será celebrada uma Missa no dia 27 de setembro, às 19 horas na igreja de São José, onde o projeto teve início. Centenas de pessoas já são esperadas.






Fotos: Devanil Lacerda de Aguiar