quarta-feira, 31 de março de 2010

HOLOFOTES DA IMPRENSA FORAM LANÇADOS SOBRE OS MALES E FRAQUEZAS DA IGREJA, DIZ CARDEAL ODILO SCHERER

SÃO PAULO - SP.
Nesta semana, o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, em entrevista ao Jornal O São Paulo, [veículo da arquidiocese de São Paulo] voltou a falar sobre a intensificação de denúncias sobre possíveis abusos sexuais cometidos por membros da Igreja, como também sobre as insinuações de que a Santa Sé teria se omitido, em alguns casos, e protegido acusados.
Sobre o assunto, dom Odilo pediu senso crítico aos católicos e afirmou que a Igreja não nega, mas lamenta os casos de pedofilia envolvendo seus membros. “A Igreja não nega, mas lamenta imensamente os males causados a outros e a ela própria por membros dela. A Igreja não ensina a cometer crimes, não os aprova e não os acoberta e deixa claro que cada um deve responder pelos seus atos perante Deus e a lei dos homens também”.
Em citação a uma passagem do Evangelho, o cardeal convida os católicos a “separarem o joio do trigo”. Ele diz também que a aplicação de crimes a toda a Igreja não é justa, uma vez que os delitos foram praticados por alguns e não por todos. Com relação às acusações da imprensa, de que o papa foi omisso, o cardeal diz que as “notícias são forçadas e instrumentalizadas”.
Dom Odilo ressalta, porém, que é preciso reconhecer os defeitos da Igreja e corrigi-los, como bem manda o Evangelho. “Quando se apontam ‘defeitos’ na Igreja, ou nos seus membros, é porque se esperam dela e de cada um de seus membros comportamentos e atitudes que deixem claros e perceptíveis os altos valores e ideais que ela prega e nos quais ela crê. E isso também nos foi recomendado pelo próprio Jesus: ‘brilhe a vossa luz diante dos homens, para que eles, vendo vossas boas obras, glorifiquem o Pai que está nos céus (Mt, 5, 16)’. “Isso é missão e tarefa de todos nós”, completou o cardeal”.
Segundo dom Odilo, quando um membro vai bem o corpo também vai, mas quando pelo menos um membro vai mal, todo o corpo sente. O cardeal afirma que o que é divulgado hoje sobre os casos de pedofilia na Igreja tem tudo a ver com esse trocadilho. Para ele, os holofotes da imprensa foram lançados sobre todos os males e fraquezas da Igreja, como se toda a Igreja estivesse mergulhada em crise. “Pena que se prefere lançar todos os faróis sobre os males e fraquezas existentes na Igreja. Toda pessoa bem intencionada sabe que não é assim. É preciso distinguir, e não lançar indevidamente os comportamentos reprováveis de alguns membros da Igreja a toda a Igreja. Tenho a impressão, infelizmente, que também existe uma ação orquestrada para, de modo forçado, responsabilizar pessoalmente o papa por todos os males. É injusto, lamentável e causa muita dor”. Sobre a reportagem da Revista Isto É da semana passada, que afirmou que a Santa Sé está treinando exorcistas por atribuir os escândalos sexuais à possessão demoníaca, dom Odilo respondeu.
“A reportagem citada é sensacionalista. Embora a Igreja nunca tenha deixado de ensinar que o demônio existe e é um ser pessoal, e não um ‘energia negativa’, e tenha sempre mantido o rito de exorcismos não tenho nenhum conhecimento de alguma recomendação especial do papa para que, agora, se intensifiquem exorcismos na Igreja, nem que os exorcismos resolveriam o problema dos escândalos sexuais de alguns membros do clero. Isso é ridículo. O que resolve mesmo é a conversão da vida e levar novamente a sério os mandamentos da Lei de Deus, os preceitos morais decorrentes do Evangelho de Cristo e da lei natural. E isso é muito mais urgente que treinar exorcistas. Por falar nisso, já reparou que, antes do Natal e Páscoa, costumam aparecer reportagens ‘de fundo’ sobre religião e cristianismo? Geralmente são de cunho bastante sensacionalista e servem apenas para desviar as atenções do conteúdo central da nossa fé e da pregação da Igreja. Não devemos deixar-nos levar por essa ‘marquetização’ da religião e da nossa fé. Nossa tarefa é promover com coragem e intensidade o anúncio da verdade e a formação das consciências à luz da verdade da Palavra de Deus e na retidão da lei moral”.

FONTE: CNBB.

terça-feira, 30 de março de 2010

MISSA DOS SANTOS ÓLEOS REUNIRÁ CENTENAS DE FIÉIS NESTA QUARTA-FEIRA SANTA

VOLTA REDONDA - RJ.
Com a participação de todos os padres, diáconos, seminaristas, religosos e reliosas da diocese, sera celebrada nesta quarta-feira santa, dia 31, às 19 horas na Ilha São João em Volta Redonda, a Missa dos Santos Óleos, como parte da programação da Semana Santa. A solenidade religiosa será presidida pelo bispo diocesano dom João Maria Messi, OSM.
Como manda a tradição, dom João, fará a bênção dos óleos do crisma, catecúmenos e enfermos, que serão utilizados nas paróquias e comunidades durante o ano, em celebrações do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e ainda nas ordenações de padres e bispos.
Também conhecida como Missa do Crisma, a celebração é o momento onde os padres renovam a promessa de obediência ao bispo, que será repetida por todos os padres da Diocese de Barra do Piraí - Volta redonda, diante do bispo. Centenas de fiéis são esperados para a Santa Missa.

EM TEMPO: Para a Missa dos Santos Óleos a Comunidade de São José está disponibilizando um ônibus ainda com algumas vagas. O preço unitário da passagem é de R$ 3,00. Os interessados deverão procurar inforções na secretaria de São José a partir das 13 horas (falar com Rosângela Chagas), ou ligar para o  número 3322-5355.

segunda-feira, 29 de março de 2010

IGREJAS FAZEM COLETA PARA A CFE 2010 NO DOMINGO DE RAMOS



Todas as Igrejas que compõem o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) realizaram no último domingo, dia 28, a Coleta da Solidariedade, um dos gestos concretos da Campanha da Fraternidade que, neste ano, é realizada de forma ecumênica sob a coordenação do Conic. A coleta existe desde que a CNBB criou a Campanha da Fraternidade e se destina a financiar projetos sociais realizados pelas comunidades cristãs. 
“Esta coleta é o gesto concreto imediato que cada fiel pode dar, mostrando o seu compromisso com a Campanha, que busca, antes de mais nada, exercitar a fraternidade”, explicam o presidente e secretário do Conic, respectivamente, pastor sinodal Carlos Möller e reverendo Luiz Alberto Barbosa, em carta enviada a todas as Igrejas. 
Segundo os religiosos, os recursos da Coleta “serão destinados a projetos voltados para os segmentos mais empobrecidos da sociedade brasileira e serão consideradas as propostas que visem mobilizar a sociedade em torno de alternativas para a superação das mais variadas formas de exclusões econômicas”. 
Do total que as comunidades recolhem, 40% são enviados para o Fundo Ecumênico de Solidariedade, administrado por membros das Igrejas-membro do Conic. Os outros 60% têm aplicação local de acordo com as dioceses, sínodos e presbitérios, conforme a organização de cada Igreja do Conic. 
As Igrejas que fazem parte do Conic são: Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Igreja Presbiteriana Unida. 
Leia, abaixo, a íntegra da carta do Conic convocando as comunidades cristãs a este gesto de solidariedade.

FONTE: CNBB.

domingo, 28 de março de 2010

FIÉIS CELEBRAM MISSA DE RAMOS EM VISTA ALEGRE

BARRA MANSA - RJ.
Com ramos nas mãos, centenas de fiéis se reuniram na manhã deste domingo, dia 28, para celebrar a abertura da semana santa. A celebração do Domingo de Ramos lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém antes de sua morte e antecipa seus últimos instantes antes da crucificação.
A celebração solene, no bairro Vista Alegre, teve início com a bênção dos ramos que aconteceu na popular "Praça do Coreto" no loteamento Aiuruoca e de onde saiu a procissão, que durou cerca de 15 minutos, até chegar a igreja de Santa Luzia no loteamento Sofia, onde foi celebrarda a Santa Missa.
Emsua reflexão o padre Jorge Luiz Martins Pereira, pároco local, destacou dentre outras coisas a importância do seguimento a Jesus, na opção pela vida humana, além do simbolismo das próximas celebrações que se seguem até o domingo da ressurreição.
Antes da bênção final já ficou aos presentes o convite para solene Missa da Páscoa, a ser celebrada no próximo domingo, dia 04, às 09 da manhã no Ginásio Poliesportivo Vista Alegre, ao lado da igreja de São José.Cerca de duas mil pessoas são esperadas para a celebração que atualiza o dia da ressurreição de Jesus.

Foto: Devanil Lacerda de Aguiar.

PAPA REFLETE SOBRE O SEGUIMENTO A JESUS CRISTO

"Ser cristão é um caminho, ou melhor, uma peregrinação, um caminhar juntamente com Jesus Cristo. Ir naquela direção que Ele nos indicou e indica”. Essa foi a mensagem do Papa Bento XVI hoje, 28, aos fiéis presentes na Praça São Pedro, no Vaticano, para a Celebração do Domingo de Ramos. Centenas de jovens também estiveram presentes para festejar o 25º Dia Mundial da Juventude, celebrado este ano, em cada diocese.
"Mas de qual direção se trata?", perguntou o Papa. É o caminho da seqüela de Cristo. "O ser humano pode escolher a estrada fácil e evitar qualquer esforço. Pode descer a um nível baixo, para o que é indigno, pode enterrar-se no lodo da mentira e da desonestidade, mas Jesus caminha à nossa frente e caminha em direção ao alto", ressaltou o Pontífice.
“Ele [Jesus] nos conduz para o que é grande, puro, nos conduz para o ar sadio das alturas: para a vida segunda a verdade; para a coragem que não se deixa intimidar pelo palavreado das opiniões dominantes; para a paciência que suporta e sustenta o outro. Nos conduz à disponibilidade para com os que sofrem, para com os abandonados; para a fidelidade que está da parte do outro mesmo quando a situação se torna difícil. Nos conduz ao amor – nos conduz a Deus”.
O Santo Padre ressaltou que a liturgia deste Domingo de Ramos nos convida a seguir Jesus Cristo. "Ser cristão significa considerar Jesus Cristo o caminho justo para se tornar homem. Ele é o caminho que conduz à meta, a uma humanidade plenamente realizada e autêntica", ressaltou frisou Bento XVI.
Caminhando com Jesus, "se tornam visíveis as dimensões de nossa seqüela, a meta à qual ele nos quer conduzir, nos levar à comunhão com Deus, a permanecer com Deus. Esta é a verdadeira meta e a comunhão com Ele é o caminho. A comunhão com Ele é estar a caminho, uma permanente ascensão em direção à verdadeira vida", sublinhou o Papa.
Este caminhar com Jesus é também um caminhar com a Igreja, pois nela entramos em comunhão com Cristo. "Preciso ouvir a Palavra de Jesus Cristo e vivê-la na fé, esperança e amor. Assim caminhamos rumo à Jerusalém definitiva e desde agora, de alguma forma, nos encontramos lá, na comunhão de todos os Santos de Deus", disse ainda o Pontífice.
Enfim, Bento XVI fez um apelo em favor da paz na Terra Santa, afirmando que "quando vamos à Terra Santa como peregrinos, vamos também como mensageiros de paz, com a oração pela paz, com o convite a todos para que façam naquele lugar, que carrega em seu nome a palavra "paz", todo possível para que se torne realmente um lugar de paz". O Papa encorajou os cristãos a permanecerem no país de suas origens e a promover nele a paz.

sábado, 27 de março de 2010

EVANGELHO DOMINICAL - Lucas 19,28-40 e Lucas 23,1-49 (28/03/2010)


ANTES DO ÍNICIO DA PROCISSÃO DE RAMOS

- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nós.
- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 45muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. 46Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. 47Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho e disseram: “Que faremos? Este homem realiza muitos sinais. 48Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação”.
49Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: “Vós não entendeis nada. 50Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” 51Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. 52E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. 53A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus.
54Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. 55A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. 56Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no Templo, comentavam entre si: “Que vos parece? Será que ele não vem para a festa?”
 
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor!
 
 
 
APÓS A PROCISSÃO, NA LITURGIA DA PALAVRA


- Leitor 1: Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, † segundo Lucas.
Naquele tempo, 1toda a multidão se levantou e levou Jesus a Pilatos. 2Começaram então a acusá-lo, dizendo:
Ass.: “Achamos este homem fazendo subversão entre o nosso povo, proibindo pagar impostos a César e afirmando ser ele mesmo Cristo, o Rei”.
Leitor 1: 3Pilatos o interrogou:
Leitor 2: “Tu és o rei dos judeus?”
Leitor 1: Jesus respondeu, declarando:
Pres.: “Tu o dizes!”
Leitor 1: 4Então Pilatos disse aos sumos sacerdotes e à multidão:
Leitor 2: “Não encontro neste homem nenhum crime”.
Leitor 1: 5Eles, porém, insistiam:
Ass.: “Ele agita o povo, ensinando por toda a Judeia, desde a Galileia, onde começou, até aqui”.
Leitor 1: 6Quando ouviu isto, Pilatos perguntou:
Leitor 2: “Este homem é galileu?”
Leitor 1: 7Ao saber que Jesus estava sob a autoridade de Herodes, Pilatos enviou-o a este, pois também Herodes estava em Jerusalém naqueles dias. 8Herodes ficou muito contente ao ver Jesus, pois havia muito tempo desejava vê-lo. Já ouvira falar a seu respeito e esperava vê-lo fazer algum milagre. 9Ele interrogou-o com muitas perguntas. Jesus, porém, nada lhe respondeu.
10Os sumos sacerdotes e os mestres da Lei estavam presentes e o acusavam com insistência. 11Herodes, com seus soldados, tratou Jesus com desprezo, zombou dele, vestiu-o com uma roupa vistosa e mandou-o de volta a Pilatos. 12Naquele dia Herodes e Pilatos ficaram amigos um do outro, pois antes eram inimigos.
13Então Pilatos convocou os sumos sacerdotes, os chefes e o povo, e lhes disse:
Leitor 2: 14“Vós me trouxestes este homem como se fosse um agitador do povo. Pois bem! Já o interroguei diante de vós e não encontrei nele nenhum dos crimes de que o acusais; 15nem Herodes, pois o mandou de volta para nós. Como podeis ver, ele nada fez para merecer a morte. 16Portanto, vou castigá-lo e o soltarei”.
Leitor 1: 18Toda a multidão começou a gritar:
Ass.: “Fora com ele! Solta-nos Barrabás!”
Leitor 1: 18Barrabás tinha sido preso por causa de uma revolta na cidade e por homicídio. 20Pilatos falou outra vez à multidão, pois queria libertar Jesus. 21Mas eles gritavam:
Ass.: “Crucifica-o! Crucifica-o!”
Leitor 1: 22E Pilatos falou pela terceira vez:
Leitor 2: “Que mal fez este homem? Não encontrei nele nenhum crime que mereça a morte. Portanto, vou castigá-lo e o soltarei”.
Leitor 1: 23Eles, porém, continuaram a gritar com toda a força, pedindo que fosse crucificado. E a gritaria deles aumentava sempre mais. 24Então Pilatos decidiu que fosse feito o que eles pediam. 25Soltou o homem que eles queriam — aquele que fora preso por revolta e homicídio — e entregou Jesus à vontade deles.
26Enquanto levavam Jesus, pegaram um certo Simão, de Cirene, que voltava do campo, e impuseram-lhe a cruz para carregá-la atrás de Jesus. 27Seguia-o uma grande multidão do povo e de mulheres que batiam no peito e choravam por ele. 28Jesus, porém, voltou-se e disse:
Pres.: “Filhas de Jerusalém, não choreis por mim! Chorai por vós mesmas e por vossos filhos! 29Porque dias virão em que se dirá: ‘Felizes as mulheres que nunca tiveram filhos, os ventres que nunca deram à luz e os seios que nunca amamentaram’. 30Então começarão a pedir às montanhas: ‘Cai sobre nós! e às colinas: ‘Escondei-nos!’ 31Porque, se fazem assim com a árvore verde, o que não farão com a árvore seca?”
Leitor 1: 32Levavam também outros dois malfeitores para serem mortos junto com Jesus. 33Quando chegaram ao lugar chamado “Calvário”, ali crucificaram Jesus e os malfeitores: um à sua direita e outro à sua esquerda. 34Jesus dizia:
Pres.: “Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem!”
Leitor 1: Depois fizeram um sorteio, repartindo entre si as roupas de Jesus. 35O povo permanecia lá, olhando. E até os chefes zombavam, dizendo:
Ass.: “A outros ele salvou. Salve-se a si mesmo, se, de fato, é o Cristo de Deus, o Escolhido!”
Leitor 1: 36Os soldados também caçoavam dele; aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre, 37e diziam:
Ass.: “Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!”
Leitor 1: 38Acima dele havia um letreiro: “Este é o Rei dos Judeus”. 39Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo:
Leitor 3: “Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!”
Leitor 1: 40Mas o outro o repreendeu, dizendo:
Leitor 4: “Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma condenação? 41Para nós, é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal”.
Leitor 1: 42E acrescentou:
Leitor 4: “Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado”.
Leitor 1: 43Jesus lhe respondeu:
Pres.: “Em verdade eu te digo: ainda hoje estarás comigo no Paraíso”.
Leitor 1: 44Já era mais ou menos meio-dia e uma escuridão cobriu toda a terra até as três horas da tarde, 45pois o sol parou de brilhar. A cortina do santuário rasgou-se pelo meio, 46e Jesus deu um forte grito:
Pres.: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”.
Leitor 1: Dizendo isso, expirou.

(Aqui todos se ajoelham e faz-se uma pausa)

Leitor 1: 47O oficial do exército romano viu o que acontecera e glorificou a Deus, dizendo:
Leitor 5: “De fato! Este homem era justo!”
Leitor 1: 48E as multidões, que tinham acorrido para assistir, viram o que havia acontecido e voltaram para casa, batendo no peito. 49Todos os conhecidos de Jesus, bem como as mulheres que o acompanhavam desde a Galileia, ficaram à distância, olhando essas coisas.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor!

PAPA AUTORIZA DECRETOS DE 15 SERVOS DE DEUS E UMA BEATA

VATICANO - ROMA.
Na manhã deste sábado, 27, o Santo Padre Bento XVI recebeu em Audiência privada o prefeito da Congregação da Causa dos Santos, Dom Angelo Amato.
Durante a Audiência, o Sumo Pontífice autorização a Congregação a promulgar os Decretos a seguir:

- um milagre, atribuído à intercessão da Beata Bonifacia Rodriguez De Castro, fundadora da Congregação das Missionárias Servas de São José; nascida em Salamanca (Espanha) em 6 de junho de 1837 e falecida em Zamora (Espanha) em 8 de agosto de 1905;

- um milagre, atribuído à intercessão do Venerável Servo de Deus João De Palafox y Mendoza, primeiro Bispo de Puebla de los Angeles e, após, Bispo di Osma; nascido em Fitero (Espanha) em 24 de junho de 1600 e falecido em Osma (Espanha) em 1º de outubro de 1659;

- um milagre, atribuído à intercessão da Venerável Serva de Deus Maria Barbara da Santíssima Trindade (no século: Barbara Maix), fundadora da COngregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria; nascida em Vienna (Áustria) em 27 de junho de 1818 e falecida em Catumbi (Brasil) em 17 de março de 1873;

- um milagre, atribuído à intercessão da Venerável Serva de Deus Anna Maria Adorni, fundadora da Congregação das Servas da Beata Maria Imaculada e do Instituto do Bom Pastor de Parma; nascida em Fivizzano (Itália) em 19 de junho de 1805 e falecida em Parma (Itália) em 7 de fevereiro de 1893;

- um milagre, atribuído à intercessão da Venerável Serva de Deus Maria da Imaculada Conceição (no século: Maria Isabella Salvat y Romero), Superiora Geral da COngregação das Irmãs da Companhia da Cruz; nascida em Madrid (Espanha) em 20 de fevereiro de 1926 e falecida em Sevilha (Espanha) em 31 de outubro de 1998;

- um milagre, atribuído à intercessão do Venerável Servo de Deus Stefano (no século: Giuseppe Nehmé), Religioso professo da Ordem Libanesa dos Maronitas; nascido em Lehfed (Líbano) em março de 1889 e falecido em Kfifane (Líbano) em 30 de agosto de 1938;

- o martírio do Servo de Deus Szilárd Bogdánffy, Bispo de Oradea Mare dos Latinos; nascido em Feketetó (Romênia) em 21 de fevereiro de 1911 e falecido no cárcere de Nagyenyed (Romênia) em 2 de outubro de 1953;

- o martírio do Servo de Deus Gerardo Hirschfelder, Sacerdote diocesano; nascido em Glatz (Alemanha) em 17 de fevereiro de 1907 e morto no campo de concentração de Dachau (Alemanha) em 1° de agosto de 1942;

- o martírio do Servo de Deus Luigi Grozde, Leigo, Membro da Ação Católica; nascido em Gorenje Vodale (Eslovênia) em 27 de maio de 1923 e morto, por ódio à fé, em Mirna (Eslovênia) em 1° de janeiro de 1943;

- as virtudes heroicas do Servo de Deus Francesco Antonio Marcucci, Arcebispo-Bispo de Montalto; nascido em Force (Itália) em 27 de novembro de 1717 e falecido em Montalto (Italia) em 12 de julho de 1798;

- as virtudes heroicas do Servo de Deus Giovanni Francesco Gnidovec, Bispo de Skopje-Prizren; nascido em Veliki Lipovec (Eslovênia) em 29 de setembro de 1873 e falecido em Ljubljana (Eslovênia) em 3 de fevereiro de 1939;

- as virtudes heroicas do Servo de Deus Luigi Novarese, Sacerdote Diocesano e fundador dos Silenciosos Operários da Cruz; nascido em Casale Monferrato (Itália) em 29 de julho de 1914 e falecido em Rocca Priora (Itália) em 20 de julho de 1984;

- as virtudes heroicas da Serva de Deus Enrichetta Delille, fundadora da Congregação das Irmãs da Sagrada Família; nascida em Nova Orleans (Estados Unidos da América) entre 1812 e 1813 e ali falecida em 17 de novembro de 1862;

- as virtudes heroicas da Serva de Deus Maria Teresa (no século: Regina Cristina Guglielmina Bonzel), fundadora do Instituto das Pobres Irmãs Franciscanas da Adoração Perpétua da Ordem Terceira de São Francisco; nascida em Olpe (Alemanha) em 17 de setembro de 1830 e falecida no mesmo lugar em 6 de fevereiro de 1905;

- as virtudes heroicas da Serva de Deus Maria Francisca da Cruz (no século: Amalia Francesca Rosa Streitel), fundadora do Instituto das Irmãs das Dores; nascida em Mellrichstadt (Alemnha) em 24 de novembro de 1844 e falecida em Castel Sant'Elia (Itália) em 6 de março de 1911;

- as virtudes heroicas da Serva de Deus Maria Felicia de Jesus Sacramentado (no século: Maria Felicia Guggiari Echeverría), Irmã professa da Ordem das Carmelitas Descalças; nascida em Villarrica del Espíritu Santo (Paraguai) em 12 de janeiro de 1925 e falecida em Asunción (Paraguai) em 28 de abril de 1959.

FONTE: Canção Nova Notícias (site).

VOTAÇÃO DO FICHA LIMPA ESTÁ MARCADA PARA O DIA 7 DE ABRIL

BRASÍLIA - DF.
O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, afirmou nesta terça-feira, 23, que colocará em pauta no dia 7 de abril o projeto Ficha Limpa (PLP 518/09). Ele pediu aos líderes, que estiveram reunidos durante a tarde, a apresentação de sugestões de suas bancadas. Temer admitiu que poderá haver alterações no texto aprovado pelo grupo de trabalho para que a proposta seja votada em Plenário.
Na avaliação do membro do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Daniel Seidel, o presidente da Câmara, cumpriu com a sua palavra. “O projeto está em pauta e agora cabe à sociedade manter os contatos com os parlamentares de seus estados cobrando deles o comprometimento com a iniciativa”, disse.
Seidel acrescentou que o MCCE dará continuidade ao trabalho de esclarecimentos dos parlamentares ainda resistentes à proposta, para que estes sejam convencidos dessa questão. “Vamos lutar pela aprovação do projeto Ficha Limpa. A aprovação pelos deputados será a demonstração de que toda a sociedade brasileira vem esperando”, finalizou.
O PLP 518/09 impede candidatos condenados judicialmente de disputar eleições. Apresentado no ano passado por representantes da sociedade civil, que colheram mais de 1 milhão e 300 mil assinaturas, o projeto Ficha Limpa ganhou tramitação acelerada, sendo apensado a outras propostas que tramitam por vários anos e que já estavam prontas para votação em plenário.
Na semana passada, o parecer do deputado Índio da Costa (DEM-RJ), relator do grupo de trabalho que analisou as propostas sobre o Ficha Limpa, foi entregue ao presidente Temer com a presença de representantes do MCCE. O relator condicionou a proibição da candidatura apenas às decisões de órgãos colegiados da Justiça. No texto original, a candidatura já estaria proibida com a decisão de um único juiz em primeira instância.

FONTE: CNBB.

CASO ISABELLA: CASAL NARDONI É CONDENADO

SÃO PAULO - SP.
Já era 00h20min quando o juiz Maurício Fossen definiu a sentença que condenou à prisão Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, definidos como autores do homicídio triplamente qualificado da filha de Alexandre, Isabella Oliveira Nardoni, em 29 de março de 2008.
Alexandre cumprirá 31 anos, um mês e 10 dias de prisão em regime fechado. Já Anna Carolina Jatobá foi condenada a 26 anos e oito meses de prisão. A pena de Alexandre é maior pelo fato de ter praticado crime contra descendente. Pela fraude processual (manipulação do local do crime, a fim de induzir ao erro o juiz e os peritos), os dois cumprirão ainda 8 meses de prisão em regime semiaberto e pagarão 24 dias de multa.
A sentença foi comemorada com fogos de artifício (durante cerca três minutos), palmas e gritaria por quem se aglomerava em frente ao Fórum de Santana. Nardoni e Jatobá foram levados de volta à prisão pelo carro oficial da Secretaria de Administração Penitenciária.
Os jurados (quatro mulheres e três homens) concluíram que o casal praticou o crime - homicídio triplamente qualificado - se valendo de meio cruel, que impossibilitou a defesa da vítima, e com objetivo de ocultar crime anteriormente cometido.

FONTE: Canção Nova Notícia (site).

terça-feira, 23 de março de 2010

SEMANA SANTA NA PARÓQUIA DE SANTA CRUZ

PROGRAMAÇÃO


DIA 28/03 - DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR
- Igreja de São Geraldo (Jardim Central)
  07:00h - Bênção e Procissão de Ramos seguida de Missa

- Igreja de Santa Luzia (Vista Alegre)
  09:00h - Bênção e Procissão de Ramos seguida de Missa 
  (Bênção dos ramos na "Praça do Coreto" no loteamento Aiuruoca)

- Igreja de Santa Rita de Cássia (Distrito de Santa Rita de Cássia)
  17:00h - Bênção e Procissão de Ramos seguida de Missa

- Matriz de Santa Cruz (Vila Nova)
  19:00h - Bênção e Procissão de Ramos seguida de Missa 
  (Bênção dos ramos na igreja de Santa Luzia (Vila Nova))

DIA 29/03 - SEGUNDA-FEIRA SANTA
- CONFISSÃOCOMUNITÁRIA
  19:30h - Matriz de Santa Cruz (Vila Nova)

DIA 30/03 - TERÇA-FEIRA SANTA
- CONFISSÃOCOMUNITÁRIA
  19:30h - Matriz de Nossa Senhora da Boa Morte (Vila Coringa)

MATRIZ DE SANTA CRUZ - VILA NOVA
- PROCISSÃO DO ENCONTRO E CELEBRAÇÃO DA PALAVRA
  19:30h - Procissão dos HOMENS (Saída da igreja de Santa Luzia (Vila Nova))
            - Procissão das MULHERES (Saída da igreja do Divino Espírito Santo)

IGREJA DE NOSSA SENHORA APARECIDA - VISTA ALEGRE
- PROCISSÃO DO ENCONTRO E CELEBRAÇÃO DA PALAVRA
  19:30h - Procissão dos HOMENS (Saída da igreja de São José)
           - Procissão das MULHERES (Saída da igreja de Santa Luzia (Vila Nova))

 

DIA 31/03 - QUARTA-FEIRA SANTA
- MISSA DOS SANTOS ÓLEOS
  19:00h - Ilha São João (Volta Redonda - RJ)

DIA 01/04 - QUINTA-FEIRA SANTA
- MISSA DA CEIA DO SENHOR COM O RITUAL DO LAVA-PÉS
  20:00h - Matriz de Santa Cruz (Vila Nova)

DIA 02/04 - SEXTA-FEIRA SANTA
- Igreja de São José (Vista Alegre)
  06:00h - Via-Sacra pelas ruas do bairro Vista Alegre 
  (Concentração na "Praça do Coreto" no loteamento Aiuruoca) 

- Matriz de Santa Cruz (Vila Nova)
  15:00h - Leitura da Paixão e adoração a Santa Cruz 
             - Descendimento da Cruz 
             - Procissão do Senhor Morto

DIA 03/04 - SÁBADO SANTO
- Matriz de Santa Cruz (Vila Nova) 
  09:00h - Contemplação das Dores de Maria

(breve a programação da Vígília Pascal e das celebrações solenes da Santa Páscoa)

NOTA DA EQUIPE DE FORMAÇÃO DIACONAL

NÃO PODEMOS CHORAR OS NOSSOS MORTOS?
Não Matarás (Dt 5,17; Ex 20,13).
Deus não quer a morte do pecador mas que ele se converta e viva (Ez 33,11).

Diante de nosso luto pelo assassinato do jovem Epaminondas Marques da Silva e Padre Dejair Gonçalves de Almeida propomos estas reflexões para todos os que souberam dos fatos nos diversos meios de comunicação como também a todos aqueles que os conheciam e acompanharam este nosso sofrimento e as acusações que se seguiram.

Mataram o Jovem Epaminondas e o também jovem Padre Dejair, em desrespeito à Lei de Deus (Não matarás! Ex 20,13; Dt 5,17) e às Leis Brasileiras! Ninguém por nenhuma razão pode tirar a vida de outra pessoa, nem a sua própria.

Agora querem justificar o assassinato: quando se mata uma pessoa e diz que era traficante a sociedade aceita; no tempo do Regime Militar acusavam uma pessoa de comunista para poder assassiná-la e ser justificada pela sociedade; no Regime Nazista aceitavam que fossem assassinadas pessoas por serem judias, homossexuais, ciganas, padres, negras, etc.

Matar sem remorsos, sem arrependimento e ainda desclassificar a vítima é atitude de psicopata. Estamos aceitando isto como situação normal? Devemos ainda acusá-los, concordando com os assassinos? Devemos ter vergonha deles? Que tipo de sociedade é a nossa?

Os psicólogos costumam perguntar: “o que tem em você que a vida do outro lhe incomoda tanto?” Acusar o Epaminondas e Dejair de homossexuais para justificar o assassinato não será o desejo de matar no outro o homossexual que está em si? Não se está procurando um “bode expiatório” (cf. Lv 16,20-22) ou um “boi de piranha”? Matar o outro para justificar o seu pecado?

Matar Dejair e Epaminondas e ainda denegrir suas vidas, acusando-os? Eles não podem defender-se, estão mortos, não podem dar outra versão. Vamos ficar com a versão do criminoso? Não os estaremos matando de novo? Todos têm direito à boa imagem!

A questão mais séria: os homossexuais devem ser mortos?
Jesus no Evangelho que lemos neste domingo diz: quem tiver sem pecado atire a primeira pedra (cf. Jo 8,1-11). Quem, com sinceridade pode acusar e matar o outro?

Sabemos que muitas situações de transtornos de personalidade precisam de acompanhamento específico na área da psicologia e psiquiatria e alguns não podem conviver com os outros livremente, podem repetir os mesmos crimes. No Brasil há uma média de cem assassinatos a cada dia.

Deus nos criou por amor, insuflou-nos um hálito de vida, pertencemos a Ele (cf. Gn 1, 26-31). Mas Caim matou seu irmão Abel e Deus lhe perguntou: onde está seu irmão? Ele respondeu: acaso sou guarda do meu irmão?(cf. Gn 4,8-9). Caim matou seu irmão por inveja.

O pecado entrou no mundo desde o primeiro homem e misteriosamente está em todos (cf .Rm 5,15-21); fomos resgatados por Jesus Cristo mas continuamos tendentes ao pecado, sujeitos ao pecado. A Sagrada Escritura diz que só Jesus Cristo não cometeu pecado e a Igreja acrescenta que a Virgem Maria foi preservada do pecado original, fora deles ninguém mais, nem nós; somos do mesmo barro, necessitados da misericórdia e da salvação de Jesus Cristo, por isso não temos o direito de condenar e tripudiar sobre ninguém: “quem estiver de pé cuidado para não cair” (lCor 10,12). Cada um deverá prestar contas de seus atos diante do Deus de Jesus Cristo que é justo e misericordioso, nosso Pai criador, somos obras de suas mãos. Jesus Cristo na cruz rezou por todos os pecadores e criminosos dizendo “Pai perdoa-lhes, não sabem o que fazem”.


Este fato deve nos interpelar sobre nossas vidas, atitudes, buscas de Deus, relacionamento com os outros, o cuidado com a Igreja, com a missão, procurando evitar as situações de pecado como Jesus no deserto e em toda sua vida dando testemunhos que edificam uns aos outros. Pensamos que estas questões devem ser meditadas por todos, pois cada pessoa deve ser respeitada.

Arrozal, 21.03.10.
Equipe da Formação Diaconal da Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda.

FONTE: Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda

SECRATÁRIO GERAL DA CNBB VISITA ÍNDIOS GUARANI NO MATO GROSSO DO SUL

BRASIL.
Nos dias 19 e 20 de março, o secretário Geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, acompanhou o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) em visita às comunidades Guarani Kaiowá na região de Dourados, no Mato Grosso do Sul. Dom Dimas conheceu de perto a realidade das comunidades de Laranjeira Ñanderu, Pasu Piraju e Guyraroká.
No acampamento da comunidade Laranjeira Ñanderu, que está acampada à beira da estrada, dom Dimas pode ver a situação de um povo que luta para voltar para sua terra tradicional, mas que vive em total miséria e abandono, em barracos de lona preta num sol escaldante, sem água potável, dependendo de cestas básicas, pois não têm onde plantar ou caçar. “É uma situação desumana o que vimos neste acampamento. Temos que tomar medidas concretas o mais rápido possível”, afirmou o bispo. Na ocasião também estavam presentes o bispo do Xingu e presidente do Cimi, dom Erwin Krautler, e o procurador do Ministério Público Federal, Marco Antônio Delfino Neto.
Na comunidade Guyrakorá, o bispo ouviu relatos emocionados dos pais e da esposa de Rolindo Vera, professor desaparecido durante a retomada da terra tradicional do povo. Eles vieram da comunidade do Ypo’y para relatarem suas realidades. O bispo também presenciou vários relatos da violência sofrida por estes povos em várias comunidades diferentes, quando ficou claro que a questão da terra é a mais urgente. “A CNBB já enviou carta ao Lula pedindo agilidade nestas demarcações”, disse.
Em Pasu Piraju, onde os indígenas vivem confinados num espaço muito pequeno, o secretário da CNBB também ouviu Carlitos, liderança de 76 anos e que não se conforma em viver num espaço tão apertado. “Estamos aqui parecendo escravos, porque simplesmente não podemos sair daqui”, afirmou a liderança.
Com sua presença, dom Dimas também pôde deixar uma mensagem de esperança aos Guarani. “Nós vamos conseguir a vitória, não podemos perder a esperança, não podemos desanimar!”, declarou.

FONTE: CNBB

segunda-feira, 22 de março de 2010

CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2010



ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2010

Ó Deus criador, do qual tudo nos vem, nós te louvamos pela beleza e perfeição de tudo que existe como dádiva gratuita para a vida.
Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica, acolhemos a graça da unidade e da conivência fraterna, aprendendo a ser fiéis ao Evangelho. Ilumina, ó Deus, nossas mentes para compreender que a boa nova que vem de ti é amor, compromisso e partilha entre todos nós, teus filhos e filhas.
Reconhecemos nossos pecados de omissão diante das injustiças que causam exclusão social e miséria. Pedimos por todas as pessoas que trabalham na promoção do bem comum e na condução de uma economia a serviço da vida.
Guiados pelo teu Espírito, queremos viver o serviço e a comunhão, promovendo uma economia fraterna e solidária, para que a nossa sociedade acolha a vinda do teu reino.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

domingo, 21 de março de 2010

EVANGELHO DOMINICAL - JOÃO, 8,1-11 (DOMINGO 21/03/2010)

- O Senhor esteja convosco! 
- Ele está no meio de nós.
- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
- Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los.
3Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando-a no meio deles, 4disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5Moisés, na Lei, mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?”
6Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. 8E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.
9E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo.
10Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles?” Ninguém te condenou?”
11Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 19 de março de 2010

PRESO O SEGUNDO SUSPEITO DE TER MATADO PADRE E EX-SEMINARISTA



VOLTA REDONDA - RJ.
O desempregado Renan Luiz Gomes dos Santos, de 19 anos, se apresentou hoje (18) ao delegado da 93ªDP (Volta Redonda), Alexandre Leite, acompanhado do advogado Paulo Avelar. O jovem é acusado de participar do assassinato do padre Dejair Gonçalves de Almeida e do ex-seminarista Epaminondas Marques da Silva, de 26, ocorridos no domingo. Na quarta-feira, foi preso Bruno Quintiliano da Silva, o "Bruninho G3", de 19 anos, que confessou ter sido o autor dos disparos que mataram as vítimas.
Renan disse que participou do roubo de um notebook e de R$ 350,00, que estavam na casa do padre no Jardim Amália II, mas negou que tenha participado da execução.
O delegado disse que não acredita na versão de Bruno e Renan de que o crime teria ligação com homossexualismo por parte das vítimas. Segundo o policial, em geral o acusado tenta desqualificar as vítimas para tentar amenizar a pena que pode pegar. Leite acredita ainda que os acusados quiseram apresentar uma justificativa para o crime, considerado bárbaro pela comunidade.
- As declarações de Bruno e Renan são divergentes, quando falam sobre o encontro que tiveram com as vítimas. Só são convergentes com relação ao roubo - disse o delegado, acrescentando que o caso está esclarecido.
Alexandre Leite explicou que (...) Renan disse que não houve sexo oral e nem qualquer outra prática de sexo das vítimas nem com ele e nem com Bruno, conforme fora noticiado por umjornal carioca.
O delegado ressaltou ainda que os dois suspeitos estão com prisão temporária decretada de dez dias, tempo que a polícia terá para comprovar as acusações e pedir a prisão preventiva deles. O delegado afirmou que quanto ao homicídio o caso está esclarecido, faltando apenas definir a tipificação do crime - se roubo seguido de morte (latrocínio) ou roubo e homicídio: "O ponto importante é a identificação dos autores, que já está esclarecida". Aliás, a ação da polícia neste episódio, que a princípio parecia ser complexo, foi eficaz e o caso foi solucionado em menos de uma semana.
O advogado de Renan afirmou que vai requerer à Justiça que seu cliente seja submetido a um exame toxicológico.

FONTE: Joranis Diário do Vale e AVoz da Cidade.

quarta-feira, 17 de março de 2010

FESTA DE SÃO JOSÉ 2010 - FÉ E TRADIÇÃO

CENTENAS DE PESSOAS SÃO ESPERADAS DURANTE O TRÍDUO E NO DIA 19 DE MARÇO

terça-feira, 16 de março de 2010

POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE PARTICIPAR DO ASSASSINATO DO PADRE E EX-SEMINARISTA


VOLTA REDONDA - RJ.
A polícia de Volta Redonda prendeu nesta terça-feira um suspeito do assassinato do padre Dejair Gonçalves de Almeida, de 32 anos, e do ex-seminarista Epaminondas Marques da Silva, de 26 anos. O padre morreu na manhã desta terça-feira, no Hospital São João Batista, para onde foi levado na madrugada de domingo. Ele foi encontrado, junto com Epaminondas, dentro de seu próprio carro, Gol LPN-9017. Epaminondas morreu no local e foi enterrado no final da tarde de domingo, no Cemitério Bom Jardim, no Retiro. O padre será sepultado nesta quarta-feira, às 9 horas, em Arantina, no Sul de mInas, sua cidade natal.
O delegado Alexandre Leite informou que vai apresentar o suspeito às 11 horas da manhã desta quarta. Ele não quis dar detalhes das investigações, pois o segundo envolvido no caso está foragido. No entanto, o a imprensa local apurou que o suspeito preso chama-se Bruno e que o foragido é Renan. Ambos seriam moradores do bairro Água Limpa, onde o padre e o ex-seminarista participaram de uma festa de aniversário. “O caso já está esclarecido”, limitou-se a informar o delegado, que, em conversa com jornalistas na noite desta terça-feira, na 93ª DP, preferiu não dizer o que teria motivado o crime que chocou a população de Volta Redonda.
O notebook que foi roubado da casa paroquial da Igreja do Divino Espírito Santo, onde o padre Dejair e Epaminondas foram espancados, ainda não teria sido encontrado, segundo o delegado, mas, ainda segundo a imprensa, fontes informaram que o aparelho estaria, sim, em poder da polícia. Na casa, o seminarista João Marcos da Silva foi amarrado e amordaçado, mas não foi levado para o local da execução pelos assassinos. Ele pediu ajuda quando o dia amanheceu, depois que conseguiu se soltar.

FONTE: Jornal Foco Regional.

FIÉIS LOTAM MISSA EM HOMENAGEM A PADRE MORTO EM VOLTA REDONDA

VOLTA REDONDA - RJ.
Cerca de 2,5 mil pessoas, segundo avaliação dos organizadores, assistiram à missa de corpo presente pelo padre Dejair Gonçalves de Almeida, de 32 anos, que morreu na manhã de hoje no Hospital São João Batista, em Volta Redonda. A celebração teve a presença do bispo da Diocese Barra do Piraí-Volta Redonda, Dom João Messi, e do bispo emérito de Volta Redonda, Dom Waldyr Calheirosde Novaes, além de outros religiosos da Igreja Católica. Dezenas de pessoas que não conseguiram entrar na Igreja de Nossa Senhora das Graças, no Aterrado, se aglomeraram do lado de fora, enfrentando até um temporal.
Os familiares do padre, que vieram ontem de Arantina, Sul de Minas, também acompanharam a missa, durante a qual vários fiéis não resistiram à emoção e choraram. O corpo do padre vai deixar Volta Redonda às 17 horas, para o sepultamento nesta quarta-feira, às 9 horas, em sua cidade natal.
O bispo Dom João Messi elogiou o trabalho de Dejair e disse que “o Senhor o chamou, para nós, prematuramente, mas os desígnios do Senhor são insondáveis”.
- Aquilo que pedíamos (a sobrevivência do padre) não se realizou, mas vai se realizar na promessa de Jesus, de que ficaremos com Ele – afirmou o bispo.
Ele criticou a violência, mas pediu que os católicos a enfrentem com sabedoria: “Sofremos com os sinais diabólicos da violência, do assassinato, da morte e, mesmo estando esmagados por este sentimento de separação, mais acreditamos na vida. Devemos lutar contra a violência, mas sem violência”.
O padre foi uma das vítimas de dois criminosos que o renderam na madrugada de domingo, juntamente com o ex-seminarista Epaminondas Marques da Silva, de 26 anos, quando os dois chegavam à casa paroquial da Igreja do Divino Espírito Santo, no jardim Amália II, quando ambos retornavam de uma festa de aniversário no bairro Água Limpa.
Dejair e Epaminondas foram obrigados a conduzir os bandidos para dentro da casa, onde o seminarista João Marcos da Silva, de 35 anos, dormia. Ele foi amarrado e amordaçado, enquanto os bandidos reviravam a casa paroquial. Dejair e Epaminondas sofreram diversas agressões e, depois, foram colocados no Gol do padre e levados para a Rodovia do Contorno, na Água Limpa, onde foram baleados. Epaminondas levou seis tiros na cabeça e morreu no local. Ele foi sepultado no final da tarde de domingo, no Cemitério Bom Jesus, no Retiro.
Até agora, a polícia não conseguiu pistas para identificar os criminosos.


FONTE: Jornal Foco Regional.

MORRE O PADRE DEJAIR GONÇALVES DE ALMEIDA

VOLTA REDONDA - RJ.
O padre Dejair Gonçalves de Almeida, de 32 anos morreu nesta terça feira (16/03) às 7 horas da manhã no Hospital São João Batista em Volta Redonda. Ele foi vítima de um assalto na cidade. O corpo foi velado na Co-Catedral da Diocese de Barra do Pirai Volta, a igreja de Nossa Senhora das Graças, bairro Jardim Paraíba em Volta Redonda.
Ele foi vítima de um assalto no dia 14, quando voltava da Comunidade Eclesial, Senhor Bom Jesus, bairro Água Limpa, em Volta Redonda. O sacerdote estava com o ex-seminarista Epaminondas Marques da Silva, 26 anos, que morreu na hora, com um tiro na cabeça.
Segundo a assessoria de imprensa da diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, padre Dejair e Epaminondas foram sequestrados e levados até a casa paroquial, na madrugada do domingo, 14, em Volta Redonda. “Os sequestradores queriam dinheiro e, como não encontraram, atiraram na cabeça dos dois. O ex-seminarista morreu no local e o padre passou por uma cirurgia, mas não resistiu e morreu”, explicou o assessor de imprensa, Vagner Mattos.
O ex-seminarista era coordenador da Comunidade Eclesial Santa Cruz. “Ele vai fazer muita falta para a Igreja e ainda mais para sua família. Somos solidários nesse momento e insistimos para que as pessoas passem a mudar suas atitudes frente à violência”, disse o padre Samuel Camargo.
Padre Dejair Gonçalves de Almeida nasceu em Arantina (MG), foi ordenado presbítero em 20 de abril de 2007. Era chanceler da Mitra Diocesana de Barra do Piraí Volta Redonda e assessor do Apostolado Diocesano de Oração. Trabalhava como padre no Setor Nossa Senhora das Graças, onde atendia oito Comunidades Eclesiais.
O bispo de Volta Redonda, dom João Maria Messi, disse que a Igreja está inserida na sociedade e que a diocese sofre com a violência. Ele cobrou mais atitudes em favor da paz. “Precisamos ser embaixadores da Paz e promovê-la em todos os sentidos. Sejamos como o Cristo e não busquemos a vingança”, disse. O bispo disse também que é preciso mais agilidade das forças de segurança e ao mesmo tempo um trabalho intensivo de prevenção às drogas, a violência que só é possível com medidas inteligentes na área educacional, esportiva e cultural. “Não podemos pagar o mal com o mal, embora a justiça precise ser feita. Sejamos como o Cristo e embaixadores da Paz”.
“Não podemos desistir. [Precisamos] levantar a cabeça e encorajar as pessoas a buscar soluções práticas pela paz”, avaliou o coordenador do Movimento Resgate da Paz de Volta Redonda, padre Juarez Sampaio.

Fonte: Jornal Diário do Vale.